A atribuição de subsídios aos clubes desportivos e às Associações regionais para diversas modalidades, visando a preparação da nova época desportiva, é decidida esta quarta-feira, durante a reunião ordinária da edilidade de São Filipe.

Segundo o vereador do Desporto, Ernesto Che Guevara Silva, o montante a ser atribuído aos clubes e associações não vai, em princípio, sofrer alterações em relação aos anos anteriores.

Por isso, explicou que a deliberação da edilidade vai no sentido da atribuição a cada uma das sete equipas federadas do primeiro escalão, Académica, Botafogo, Juventude, Spartak, União de São Lourenço, Valência e Vulcânico, e à própria associação, a quantia de 100 mil escudos cada.

Às equipas que militam no segundo escalão, nomeadamente ABC de Patim, Brasilim, Nova Era, Atlântico e Luzabril, cujo campeonato se inicia a 5 de dezembro, será atribuído o valor de 75 mil escudos cada, enquanto às associações regionais de basquetebol, andebol e voleibol 100 mil escudos cada e às de karaté e boxe 50 mil escudos cada, o mesmo valor do ano passado.

Ao todo, os subsídios financeiros aos clubes dos primeiro e segundo escalões e às associações das diferentes modalidades desportivas rondam um milhão e meio de escudos, sem contar com outros apoios que a edilidade disponibiliza, através de materiais, às escolas de iniciação desportiva existentes no município de São Filipe.

Nesta quarta-feira, a edilidade vai, igualmente, fixar a data para atribuição dos subsídios aos clubes do primeiro escalão, cuja prova arranca a 7 de novembro, e para as associações e as equipas do segundo escalão, à semelhança do ano passado.