A seleção de Cabo Verde de andebol masculina foi repescada pela Confederação Africana de Andebol (CAHB) para a fase final dos Jogos Africanos, que se realizam em setembro próximo em Congo Brazaville.

Cabo Verde havia falhado o apuramento direto em março, em Dakar, Senegal, onde se classificara na segunda posição do Torneio da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África, ao perder a final ante a seleção anfitriã, por uma diferença de dois pontos.

Nesse torneio de qualificação, a equipa nacional de Cabo Verde, que estreara uma nova equipa técnica, liderada pelo português Ricardo Teixeira, vencera os dois primeiros jogos diante das suas congéneres da Guiné Conacri e do Senegal.

Com esta posição da CAHB, a seleção de andebol masculina de Cabo Verde aufere o estatuto do melhor segundo classificado para integrar o lote das equipas apuradas para os próximos jogos africanos.

Em contrapartida, a seleção feminina, terceira classificada nesse mesmo torneio de qualificação em Dakar, hipotecara a sua participação nos Jogos Africanos.