Expandir a prática do atletismo em todo o território da província e formar monitores e treinadores para assegurar o desenvolvimento deste desporto na Huíla são alguns dos objetivos da lista "B", concorrente à presidência da associação local da modalidade, liderada pela antiga fundista Ana Isabel.

O processo de renovação de mandatos, marcado para o dia 20 de maio, tem como concorrente da lista “A” Manuel António.

Em declarações à Angop, Ana Isabel explicou ser intenção envolver os empresários locais no desenvolvimento do atletismo, através de patrocínios das atividades da associação, assim como manter parcerias com outras províncias.

O seu programa contempla ainda a realização regular de campeonatos provincial, intermunicipais, comunal e a nível de bairros, atividades que considera premissas para a participação em provas nacionais.

Tem em carteira a realização de um censo para determinar o número real de atletas, técnicos, juízes e antigos fundistas, no sentido de ajudarem a relançar a modalidade.

Iniciada no atletismo em 1988 no Grupo Desportivo N'gola, na Huíla, Ana Isabel (44 anos) retirou-se das pistas em 2007, tendo representado o país em várias provas internacionais, com realce para os Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, na Espenha, o Mundial de Tóquio (Japão), no mesmo ano, e a São Silvestre em 2003, em Luanda.

A direção cessante da associação é liderada por Pedro Ndala.