O equilíbrio entre as equipas, fruto do nível competitivo dos seus atletas, marcou a disputa dos campeonatos angolanos de corta-mato em ambos os sexos, realizados, no passado sábado, nas imediações da barragem do Quando, a 20 quilómetros do centro da cidade do Huambo.
Avelina Ngueve, atleta do Cuando Cubango, venceu na categoria de juvenis feminino, ao percorrer os quatro quilómetros em 12' e 14 segundos, relegando para a 2ª posição a sua colega de equipa Celeste Vinhemba, com 12'e 17 segundos, enquanto Natália Conceição, do Atlético do Namibe, fez o percurso em 12'e 28 segundos, ficando-se no 3º lugar.
Em masculinos, cujo percurso foi de seis quilómetros, Avelino Afonso, do 1º de Agosto, com o tempo de 14'e 21 segundos, foi o vencedor, seguido de Manuel Dumbo, do 11 de Novembro, com 14'e 50 segundos, ao passo que Domingos Gongue, da província do Bié, terminou a prova no 3º posto, com o tempo de 14'e 56 segundos.
Na categoria de juniores femininos a vencedora foi Joana Baptista, do Naval do Porto Amboim, com o tempo de 27'e 53 segundos. Natália Barbante, do Petro de Luanda, com o tempo de 28'e 24 segundos, e Mariquinha Januário, do Naval do Porto Amboim, com 29 'e 32 segundos, ocuparam a 2ª e 3ª posições desta prova disputada num percurso de seis quilómetros.
Em masculinos, Fernando António, do Desportivo da Huíla, venceu ao percorrer os seis quilómetros em 29' e 10 segundo, relegando para as posições imediatas do pódio o seu companheiro de equipa Fernando Cabinda, com o tempo de 29'e 58 segundos, e Adérito Paulo, do Petro de Luanda, com o tempo de 30'e 29 segundos.
Josefina Machado, atleta do 1º de Agosto, venceu na categoria sénior feminino, após percorrer oito quilómetros em 32'e 22 segundos, enquanto a veterana do Interclube Adelaide Machado ficou no 2º lugar com o tempo de 33'e cinco segundos. Com 33'e 35 segundos quedou-se na 3ª posição a atleta Lúcia Viengo do Interclube.
Em seniores masculinos o vencedor foi Francisco Caluvi, do Interclube, com o tempo de 41'e 26 segundos em 12 quilómetros. Os seus colegas de equipa Tiago Baptista e David Elias que terminaram a prova com o tempo de 42'e 30 segundo e 43'e cinco segundos vieram a seguir.
A prova, que contou com 150 atletas federados, teve ainda a participação de aproximadamente 50 iniciantes sem carácter competitivo.