A ilha do Sal foi a grande vencedora do IX Campeonato de Cabo Verde de Atletismo encerrado na noite de domingo no Estádio Nacional em Achada São Filipe, ao conquistar 10 dos 16 títulos disputados durante dois dias.

Os atletas do Sal venceram a prova com um total de 50 pontos, uma larga vantagem sobre o segundo classificado (Santiago Sul), com 18 pontos, enquanto Santiago Norte fechou o pódio com os seus 14 pontos.

A nível de clubes, as equipas do Académico do Sal e de Santa Maria (ambas da ilha do Sal) lideram o “ranking” , seguidas da Expoarte de Santiago Sul e do JAK em representação de Santiago Norte.

A nível individual, o Sal dominou o campeonato com Romário Gonçalves e Paula Brito, ao se sagrarem campeões de Cabo Verde nos 400 metros (masculinos e femininos), Laurinda Monteiro venceu a prova nacional nos 800 metros (femininos), Cândido Costa ganhou o campeonato nos 1500 e 5000 metros e Kátia Teixeira ganhou o título nos 5.000 metros femininos, tendo Silvania Duarte chamado a si o título nacional do salto em comprimento (feminino).

Nas provas colectivas, a ilha do Sal venceu a prova de estafetas 4x100, tanto em masculino como em feminino, 4x400 (masculinos).

Já os atletas de Santiago Sul tiveram, no seu expoente máximo, o velocista internacional cabo-verdiano, Bruno Moniz, ao sagrar-se campeão de Cabo Verde nos 100 metros e salto em comprimento ao saltar 7.12 metros, enquanto José Inácio Ferreira (Santiago Sul) venceu a prova dos 800 metros.

As outras provas em disputas foram ganhas por Eveline Sanches (Santiago Norte), ao conquistar o título de campeã nacional nos 100 e 200 metros femininos, e Eskilson Nascimento (Boa Vista), nos 200 metros masculinos.

De acordo com a organização, a prova que, pela primeira vez, se realizou no Estádio nacional, contou com o concurso de 132 atletas em representação de praticamente todas as regiões desportivas do país, sob o lema “Correr por sonhos, buscando metas”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.