As seleções de Angola e da Lituânia, integrantes do grupo D no Mundial de basquetebol sénior masculinos, defrontam-se hoje na segunda jornada da prova que decorre na Espanha, depois das vitórias na primeira ronda sobre a Coreia do Sul e o México por 80-69 e 87-74, respetivamente.

No entanto, o favoritismo dos lituanos no grupo foi posto em causa pelo México, que “destapou” as debilidades defensivas do conjunto europeu, apesar da derrota. Os campeões da Oceânia conseguiram equilibrar o encontro até o terceiro quarto e, fruto de alguma inexperiência, foram superados apenas no último período pelo bom jogo interior do adversário.

Deste modo, o apesar do favoritismo da Lituânia, quarta classificada no ranking da FIBA, (Angola é 15º no ranking) vai procurar surpreender, mas para o efeito, deverá trabalhar nos erros do adversário na primeira ronda e tentar superar os seus cometidos diante da Coreia.

Paulo Macedo deverá procurar forma de contornar às investidas dos postes lituanos, uma vez que o jogo interior foi o que mais se destacou diante do México. Sendo assim, o experiente poste Kikas Gomes (34 anos), que não foi utilizado com a Coreia do Sul, poderá ser uma opção no auxílio de Yanick Moreira (23 anos) e Valdelicio Joaquim (24).

Angola e Lituânia não corresponderam às expetativas em termos de exibições na ronda inaugural, demonstrando muitas debilidades defensivas.

Os campeões africanos encontraram muitas dificuldades para vencer a frágil seleção sul-coreana, apresentando alguns problemas na recuperação e falta de agressividade defensiva fruto de um período de desconcentração que quase foi fatal. Por sua vez, os lituanos, apontados como a maior potência do grupo, quase foram surpreendidos pelos mexicanos que equilibraram o encontro até ao quarto final.

O vencedor do encontro, a ter lugar no pavilhão Arena de Gran Canaria, às 19 horas, terá garantida a qualificação para a segunda fase da prova que termina no dia 14 de Setembro.