O FC Porto não compareceu ao jogo com a Oliveirense, da 11.ª ronda do principal campeonato de basquetebol. Tal como anteriormente anunciado, os Dragões falharam o segundo jogo no Nacional de Basquetebol apitado pelos árbitros que estiveram no decisivo jogo do tútulo do campeonato da época passada, ganho pelo Sporting ao FC Porto.

A equipa azul e branca tinha anunciado na sexta-feira que não iria estar em Oliveira de Azeméis, após saber da nomeação do árbitro Fernando Rocha, um dos juízes que fez parte do trio que apitou os jogos da final do playoff de 2020/21, que terminou com a vitória do Sporting e cuja arbitragem foi muito contestada pela equipa da Invicta.

Esta é a segunda falta de comparência cometida pelo FC Porto esta temporada, em protesto contra os árbitros desse jogo com o Sporting da época passada. A primeira falta de comparência foi na deslocação ao terreno da Ovarense, na sequência da nomeação de Paulo Marques, um dos outros árbitros dessa final diante do Sporting de 2020/21.

Se o FC Porto voltar a faltar mais um jogo esta época, será excluído da competição, de acordo com os regulamentos.