Cabo Verde ainda não conseguiu reunir verbas para o torneio de basquetebol da Zona II africana, que deverá arrancar este domingo na cidade da Praia.

O Presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral, queixa-se da falta de mais apoios para realizar o evento.  A federação ainda está a tentar, junto de patrocinadores e parceiros, reunir o restante dinheiro necessário para a realização de um evento desta envergadura.

«Não conseguimos dormir bem à noite e isso causa sempre mal-estar. Na hora de carregar o crucifixo poucos estão connosco, mas na celebração todos estão presentes. Fazemos isso com muita pena, mas com prazer», disse Kitana Cabral.

Estas declarações foram proferidas na presença da Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, que visitou ontem a seleção cabo-verdiana de basquetebol. Perante tal desabafo, a ministra respondeu que o Governo tem apoiado o desporto mas que nada pode fazer quanto a questões de planificação.

O torneio da Zona II de África que se irá realizar na Praia, no Pavilhão Vavá Duarte, está orçado em 12 mil contos cabo-verdianos (108 681 euros) mas o Governo apenas contribuiu com dois mil contos (18 113 euros). A federação continua à procura, junto de parceiros e patrocinadores, o resto do dinheiro para organizar este importante torneio, que dá apuramento para o próximo campeonato africano de basquetebol.

Fernanda Marques apareceu no treino da seleção para pedir empenho e desejar boa sorte aos atletas: «Temos todas as condições para fazer o melhor. Neste momento o mais importante é estarmos aqui para dar o melhor para o país. Por isso, desejo-vos boa sorte, mas também muito trabalho para conseguirem os vossos objetivos», disse a Ministra do Desporto, citado pela asemanaonline.

A visita da ministra foi recebida com agrado. Marito, capitão da seleção cabo-verdiana de basquetebol disse que a presença da ministra é sinal de que todo o país está com a sua seleção, que mais uma vez joga em casa. O jogador que atua no 1º de Agosto de Angola garante que a equipa vai «fazer tudo, dar 100 por cento» para garantir o apuramento para o Afrobasket’2013.

O sorteio do torneio será realizado amanhã. Participam na competição, além de Cabo Verde, as seleções da Mauritânia, Senegal e Mali. As quatro equipas jogarão num sistema de todos contra todos a duas mãos. Os dois primeiros apuram-se para o Afrobasket´2013.