O ciclista britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quickstep) venceu hoje a Volta ao Qatar, depois de conquistar o quarto triunfo consecutivo em etapas, na sexta e última jornada da prova.

Na chegada, depois de 116,5 quilómetros corridos entre a estação balnear de Sealine Beach e Doha, o campeão do mundo de 2011 bateu o bielorrusso Yauheni Hutarovich (AG2R) e o holandês Barry Markus (Vacansoleil), numa jornada em que Nelson Oliveira (RadioShack) foi 82.º.

A oitava vitória de etapa de “Cav” de sempre na Volta ao Qatar valeu-lhe a camisola de líder final, com os norte-americanos da BMC, Brent Bookwalter e Taylor Phinney, a serem segundo e terceiro, respetivamente, e o único português na corrida a ficar na 90.ª posição, a 18.22 minutos.

Antes do britânico, nenhum outro ciclista tinha conquistado quatro etapas consecutivas na prova. O belga Tom Bonnen venceu por quatro vezes em 2007, mas não de forma sucessiva. O ciclista, que é companheiro de Cavendish na Omega Pharma-Quickstep, não pode defender o título no Qatar devido a uma lesão no cotovelo.

“Cav” está pré-inscrito para a Volta ao Algarve, que arranca na quinta-feira, em Faro.