A Volta a Portugal em bicicleta pode ficar decidida hoje na subida à Torre, na Serra da Estrela, ponto final dos 154,9 quilómetros da etapa rainha, a oitava, que começa na Guarda com o português Hugo Sabido na liderança.

O corredor da LA-Antarte vai tentar defender a camisola amarela face ao assédio dos homens da Efapel-Glassdrive, em especial o espanhol David Blanco, vencedor de quatro edições, que segue em quinto lugar, a 51 segundos, e Rui Sousa, quarto, a 45, um dia depois de Ricardo Mestre (Carmim-Prio), campeão de 2011, ter abandonado devido a uma queda.

Destes, Rui Sousa pode entrar na história como primeiro português a fazer a “dobradinha” Senhora da Graça-Torre numa só edição da Volta a Portugal.

O ciclista da Efapel-Glassdrive, que já ganhou no topo da Serra da Estrela em 2008 e foi segundo o ano passado atrás de André Cardoso, quer juntar o triunfo da oitava etapa ao da Senhora da Graça, um feito só alcançado pelos espanhóis David Arroyo (2004), Eladio Jimenez (2007) e David Blanco (2010).

A jornada mais dura desta edição incluiu uma contagem para o prémio da montanha de primeira categoria nas Penhas da Saúde (13 km de subida, com 7,4 % de inclinação) - km 57,7 -, uma de segunda nas Penhas Douradas (10 km, 6 %) - km 82,5 - e uma de categoria especial, coincidente com a meta, a 1.961 metros de altitude.

Na mais exigente de todas as inclinações da Volta, o pelotão enfrenta 28,4 quilómetros sempre a subir, com cinco por cento de pendente média, em direção ao ponto mais alto de Portugal Continental, aonde o primeiro corredor deverá chegar cerca as 17:30.

A etapa, que arranca às 12:45, terá metas volantes na Covilhã (km 44,8), em Gouveia (km 103,5) e em Seia (km 125,9).