O colombiano Wilson Rodriguez (Boyaca) venceu hoje a 24.ª Volta Portugal do Futuro em bicicleta, beneficiando da desistência, por motivos físicos, do colega de equipa Miguel Florez, que liderava a prova.

O corredor de 22 anos foi terceiro classificado na Serra do Larouco, em Montalegre, no fim da derradeira tirada da competição, mas beneficiou da desistência do compatriota, que abandonou a prova devido a forte indisposição.

Os colombianos, à semelhança da jornada anterior, voltaram a evidenciar-se na tirada de 120 quilómetros entre Boticas e Montalegre, com muita montanha no percurso.

O vencedor da etapa foi Camilo Diagama (Boyaca), com Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) a tentar, na subida final, ganhar tempo na tentativa de ainda se aproximar do melhor classificado.

O ciclista da equipa dos “Seguros” era à partida sexto da geral, a 56 segundos, e, ao concluir atrás do vencedor da etapa, terminou a volta em segundo, a 25 segundos de Rodriguez.

O terceiro da classificação geral foi Juan Lopez (Café Baque), que saiu da prova como líder da classificação por pontos.

O domínio da Boyaca, que tem como padrinho de equipa o corredor ‘World Tour’ Nairo Quintana (Movistar), traduziu-se na vitória individual, por equipas e na conquista de mais duas classificações.

“O objetivo inicial da equipa era ganhar a prova e conseguimos chegar à liderança [sábado] com Miguel Florez. Hoje, apesar de ele ter acordado bem, acabou por desistir”, disse Wilson Rodriguez, após a cerimónia de pódio.