O português Rafael Reis (W52-FC Porto) vai partir esta quinta-feira de amarelo para a primeira etapa em linha da 78.ª Volta a Portugal em bicicleta, em Ovar, e tentar defender a liderança conquistada no prólogo na chegada a Braga.

O pelotão da principal corrida do calendário nacional vai partir junto à praia do Furadouro para os 167,4 quilómetros da tirada, que culmina com um circuito com duas passagens pelo Bom Jesus e pelo Sameiro, ambas com contagem de montanha de segunda categoria.

Um dia depois de o contrarrelogista natural de Palmela ter vencido pela quinta vez na sua especialidade e subido ao primeiro lugar da geral, os ‘dragões’ tentam defender a sua liderança, ‘presa’ por três segundos sobre Jóni Brandão (Efapel) e quatro sobre José Gonçalves (Caja Rural) e Daniel Mestre (Efapel).

Além das subidas bracarenses, a cerca de 24 e oito quilómetros da meta, o pelotão, que começa a pedalar às 12:50, terá apenas de subir em Jovim, no concelho de Gondomar, onde está instalada outro prémio de montanha, de segunda categoria, quando estiverem percorridos 57,2 quilómetros.

Pouco depois, vão disputar a primeira das três metas volantes, em Sobrado (75,2), seguindo-se os ‘sprints’ intermédios de Santo Tirso (103,3) e Braga (137,9), já depois da primeira passagem pela meta, onde a chegada final ocorrerá previsivelmente às 17:22.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.