Já está definida a final do Mundial de futsal, que está a decorrer no Uzbequistão. A Argentina afastou a França, com um 3-2 e vai medir forças com o Brasil.

Esta é a terceira final dos argentinos, depois de terem batido a Rússia em 2021 e de terem perdido com Portugal na última edição.

Arrieta deu vantagem aos argentinos logo aos três minutos, na transformação de uma grande penalidade. Os gauleses empataram aos seis por Menendez, os argentinos voltaram a marcar, agora por Claudino, aos oito.

No segundo tempo, a França voltou a empatar, por Touré, aos 25, antes de Arrieta dar a final a Argentina num livre direto, após sexta falta dos gauleses, a três minutos do final.

Nos derradeiros minutos a França apostou no guarda-redes avançado para o 5 contra 4, mas seria a Argentina a estar mais perto de marcar, com uma bola nos ferros.

Esta será uma final inédita, entre as duas potências da América do Sul. Na meia-final, o Brasil eliminou a Ucrânia por 3-2. A seleção ucraniana foi a primeira a marcar, aos 18 minutos, por intermédio de Cherniavskyi, vantagem que manteve até ao intervalo, contrariando as expectativas e o claro favoritismo da seleção ‘canarinha’.

No entanto, o Brasil restabeleceu o empate logo no primeiro minuto da segunda parte, aos 21, através de um autogolo de Semenchenko, e passou para a frente do marcador um minuto depois, aos 22, com Dyego a marcar de cabeça, numa recarga ao seu primeiro remate com o pé, que fez a bola embater no corpo do guarda-redes ucraniano e subir.

A Ucrânia ainda teve capacidade para chegar ao empate, por Korsun, aos 29 minutos, mas uma sexta falta acabou por ser ‘fatal’ para as suas aspirações ao dar azo a um livre direto que Dyego cobrou com sucesso, com a bola ainda a tabelar no guarda-redes Sukhov.

A final está marcada para domingo, na Humo Arena, em Tashkent, a partir das 20h00, disputando-se o jogo do terceiro e quarto lugares a partir das 17h30 no mesmo recinto.