O golfista Ricardo Santos foi esta quarta-feira eleito o estreante do ano no circuito europeu, depois de uma época na qual venceu o Open da Madeira.

«É uma honra ser o primeiro português a ganhar o prémio de estreante do ano. Quando olho para os nomes dos jogadores que venceram no passado este galardão constato como é um privilégio ter o meu nome ao lado dos deles neste troféu», afirmou o golfista português em declarações publicadas no sítio do circuito europeu na Internet.

A vitória no Open da Madeira, que o tornou no primeiro estreante a vencer uma prova do circuito europeu em 2012, contribuiu de forma decisiva para a atribuição do prémio, denominado Sir Henry Cotton Rookie of the Year.

«Triunfar na Madeira trouxe-me muito mais reconhecimento em Portugal e este galardão de estreante do ano irá tornar o meu nome ainda mais conhecido, quer em casa, quer por toda a Europa», salientou o golfista.

Na atribuição do prémio Sir Henry Cotton Rookie of the Year participam delegados do Clube St. Andrews, assim como representantes da Associação de Jornalistas de Golfe e do Circuito Europeu.

O presidente executivo do circuito europeu, George O’Grady, já felicitou Ricardo Santos, que sucede na lista de premiados ao inglês Tom Lewis.

«O Ricardo foi capaz de manter no European Tour a senda do sucesso iniciada no Challenge Tour, conquistando o seu primeiro título. Estes êxitos irão seguramente elevar o interesse da modalidade em Portugal e encorajarão outros jogadores a seguirem os seus passos», referiu O’Grady.