O Sporting está entre as equipas de seis países que disputam em agosto, na capital angolana, o 13.º torneio José Eduardo dos Santos de hóquei em patins, hoje apresentado em Luanda.

O torneio disputa-se entre 20 e 24 de agosto, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, na capital, e envolve três equipas angolanas, casos da Juventude de Viana, Académico de Luanda e 1.º de Agosto.

Espanha estará representada com a seleção de sub-21, de Moçambique viaja a formação do Ferroviário de Maputo, da Argentina o Andes Talleres e da África do Sul foi convidado o Académico de Pretória.

Contudo, o destaque vai para o Sporting, que integra no plantel o jogador da seleção angolana João Pinto, contratado esta época pelos lisboetas aos minhotos da Associação Juventude de Viana.

De acordo com o vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem, Pedro Azevedo, o convite à equipa “leonina” deve-se não só à "ligação" entre Angola e Portugal mas também face ao "forte investimento" que o clube português está a fazer na modalidade.

"Temos variado o leque de convidados, mas sempre incidindo naqueles que são os melhores da modalidade. Temos dado primazia a equipas de Portugal, Espanha, Itália e Argentina, com equipas de África, tentando abraçar o desenvolvimento africano para podermos ter uma melhor competição", disse hoje à agência Lusa Pedro Azevedo.

O torneio, de acordo com aquele responsável federativo, servirá igualmente para "dar competição" aos atletas nacionais, em preparação para o próximo Mundial da modalidade, agendado para França, em 2015.

"Funciona como uma antecâmara para os jogadores que podem ir pela seleção ao Mundial", disse ainda.