Jordan Brown provocou um dos maiores choques no Snooker ao vencer o seis vezes campeão mundial Ronnie O'Sullivan no derradeiro jogo para conquistar o Open do País de Gales em Celtic Manor no último domingo.

O número 80 mundial, que começou o torneio com probabilidades de vitória de 750 para 1 e trabalhava numa bomba de combustíveis há três anos, manteve a cabeça fria para vencer por 9-8 e tornar-se no vencedor de um título com o ranking mais baixo em mais de 25 anos.

Um 'break' brilhante de 74 na decisão final completou a vitória do norte-irlandês.

O jogador de 33 anos venceu quatro jogos consecutivos no 'final-frame' antes de eliminar Stephen Maguire por 6-1 nas semi-finais.

"Eu sabia que se ficasse impressionado com o Ronnie não conseguiria vencer, então foquei-me no meu próprio jogo", disse Brown à BBC.

"Sempre acreditei em mim, tive alguns dias negros, mas são esses que te tornam mais forte como jogador e como pessoa".

Apesar de deixar uma vantagem de 4-1 escapar, com O'Sullivan a ficar a vencer por 6-5, Brown venceu os dois 'frames' seguintes para ficar a dois da vitória.

O'Sullivan empatou por duas vezes, mas Brown controlou os nervos e arrecadou o cheque de 70 mil libras (mais de 81 mil euros) atribuído ao vencedor.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.