O início da qualificação do Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, que se disputa em Austin (Texas), foi adiado pela quarta vez, devido ao dilúvio que se abateu sobre o Circuito das Américas.

Depois de três adiamentos, a direção da corrida decidiu atrasar por mais 30 minutos o arranque da qualificação, na expetativa de que a chuva forte, efeito colateral do furacão Patrícia, abrande.

A qualificação do GP dos Estados Unidos deveria ter arrancado às 13h00 horas locais (19h00 em Portugal continental).

Se as qualificações forem definitivamente anuladas hoje podem ser corridas no domingo de manhã, antes da prova, que está programada para as 14h00 locais (20h00 hora de Lisboa).

Outra possibilidade, prevista nos regulamentos da Federação Internacional do Automóvel (FIA), é que os resultados da terceira sessão de treinos livres determinem a grelha de partida.

Hoje de manhã, na terceira sessão de treinos livres – a segunda, na sexta-feira, foi cancelada devido às condições climatéricas –, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), líder do mundial de pilotos, foi o mais rápido, ‘batendo’ o seu mais direto rival na perseguição do título mundial, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari).