Lewis Hamilton vai ser agraciado, no último dia do ano de 2020, com o título de Cavaleiro do Reino Unido, uma das maiores honras concedidas na sua terra natal, diz o site oficial da Fórmula 1.

O título de 'Sir', que remonta aos tempos medievais, é atribuído a personagens selecionados pela sua grandeza e excecionalidade em qualquer atividade. Lewis Hamilton junta-se assim a outros pilotos de Fórmula 1 como Sir Jackie Stewart, Sir Stirling Moss, Sir Frank Williams, Sir Patrick Head e Sir Jack Brabham que foram agraciados com este título pela Rainha de Inglaterra.

Este prémio é o coroar de um ano excecional para Hamilton. O inglês foi campeão da Fórmula 1 e igualou os sete títulos de Michael Schumacher, numa época em que ajudou a Mercedes a chegar ao sétimo título consecutivo de construtores. Hamilton ultrapassou ainda o recorde de 91 vitórias (soma 95) que também estava na posse de Michael Schumacher.

Além de piloto, Hamilton foi um dos responsáveis pela criação de uma Comissão para promover a diversidade no automobilismo. Neste 2020 também foi nomeado 'Laureus World Sportsman Of The Year', 'Personalidade Desportiva do ano' da BBC, 'Game Changer Of The Year' da GQ e foi eleito pela revista 'Time' como uma das 100 pessoas mais influentes do Mundo.

Para Stefano Domenicali, novo CEO da Fórmula 1, a atribuição do título de Cavaleiro do Reino Unido é algo merecido para Hamilton.

"Lewis é um verdadeiro gigante do nosso desporte e a sua influência é enorme dentro e fora das pistas. O que ele alcançou é fenomenal, mas ainda tem muito para dar. Todos nós na Fórmula damos-lhe os parabéns por este merecido reconhecimento das suas realizações e esperamos ver mais do seu brilho em 2021"

O 'Daily Mail' escreve que o Primeiro-ministro Boris Johnson teve um papel decisivo neste reconhecimento já que insistiu para que Hamilton fosse agraciado pelos serviços e contribuição internacionais, algo que é previsto nas regras do 'knighthood'. A escolha sobre quem deverá ser nomeado Cavaleiro do Reino é da Monarquia, que leva sempre em conta o parecer do Governo.

Lewis Hamilton já tinha sido escolhido como MBE (Membro do Império Britânico) após o primeiro título na Fórmula 1, em 2008.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.