O Estoril Open consagra hoje, pela 15.ª vez, a campeã do quadro feminino, depois do confronto entre a estoniana Kaia Kanepi, sexta cabeça de série, e a espanhola Carla Suarez Navarro.

Na terceira vez no Jamor, Kanepi, número 34 do Mundo, tenta o segundo troféu da época, depois de ter comemorado a dobragem de 2011 para 2012 com a vitória no torneio de Brisbane, um dos "ensaios" para o Open da Austrália, o primeiro "Grand Slam" da época.

Depois das edições de 2002, nas quais foi eliminada logo na primeira ronda do "qualifying", e 2006, quando chegou à segunda ronda do quadro principal, Kanepi premiou a terceira presença no Jamor com o apuramento para a final, onde a espera uma espanhola sem nenhum título no circuito.

Carla Suarez Navarro - número 54 do Mundo, que chegou a estar às portas do "top-20", quando surgiu na 22.ª posição, em maio de 2009 - tem caminhado por uma época "cinzenta", na qual só destoa a presença nas meias-finais em Barcelona.

Em nove anos de carreira, Navarro ainda não ergueu qualquer título do circuito, destacando-se apenas as finais disputadas, de forma consecutiva, nas edições de 2009 e 2010 do torneio espanhol de Marbella.

Também hoje são conhecidos os finalistas da 23.ª edição masculina, num quadro de meias-finais no qual o argentino Juan Martin del Potro tentará galgar mais um obstáculo para se tornar no quinto bicampeão em Portugal.

Se vencer o suíço Stanislas Wawrinka, terceiro cabeça de série, Del Potro ficará a apenas um triunfo de se tornar no terceiro jogador a ganhar em dois anos consecutivos no Jamor, depois do austríaco Thomas Muster (1995 e 1996) e do espanhol Albert Montanes (2009 e 2010), eliminado pelo argentino nos quartos de final.

A outra meia-final será disputada entre o francês Richard Gasquet, vice-campeão de 2007 e segundo favorito do quadro, e o espanhol Albert Ramos, "carrasco" de João Sousa na ronda anterior.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.