O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta terça-feira que o tenista português João Sousa, número 34 do mundo, é "uma honra para o país" e pode chegar ainda mais longe a nível mundial.

Melhor apreciador, do que jogador, o ténis é uma modalidade que Marcelo Rebelo de Sousa acompanha há muito tempo e disse até ter "saudades" do tempo em que dava aulas.

"Sim, sim, tenho saudades, mas foi outro tempo, e até de ter mais disponibilidade de vir ao Estoril Open. Vim a correr agora, no meio de audição de partidos, e tenho pena de não poder vir mais vezes e cá estar no fim de semana", lamentou.

O Presidente da República, que já se tinha assumido fã de João Sousa, considerou o português um "caso ímpar no ténis nacional".

"Chegou onde ninguém tinha chegado em termos mundiais e penso que pode chegar ainda mais alto. É uma honra para o país, porque significa que, numa modalidade que conheço muito bem porque sou apreciador há muito tempo, aprecio e agora como Presidente da República aprecio muito o que tem feito para prestigiar o nome de Portugal", sustentou.

João Sousa, que ficou isento da primeira ronda, aguarda ainda a sua estreia nesta edição do Estoril Open, que decorre até domingo, frente ao espanhol Nicolas Almagro.