A preparação para o GP dos Estados Unidos em Fórmula 1 está a ser dominada pela polémica que envolve a Red Bull e um dispositivo utilizado que permite alterar a altura do carro. Apesar de o dispositivo ser autorizado, a Red Bull estaria a utilizá-lo de uma forma ilegal, ou seja, em parque fechado. A equipa de Milton Keynes terá modificado as alturas do carro em relação ao solo entre a qualificação e a corrida, indo contra o regulamento.
A FIA tomou conhecimento e proibiu esse mecanismo, no entanto sem penalizações.
Na Fórmula 1, as alturas são essenciais na medida em que influenciam o desempenho dos monolugares. A Red Bull conseguiu alterar a altura do carro ao solo entre a qualificação e a corrida, para que na qualificação tivesse menos altura uma vez que o carro só precisa de cinco quilos de combustível. Na corrida, a altura iria aumentar porque o carro tem, normalmente, 100 quilos no início de cada prova.
Este truque não teve qualquer consequência negativa, uma vez que a FIA não atribuiu nenhuma sanção. A situação levantou ainda mais suspeitas já que é comum a FIA analisar os carros de uma forma detalhada, incluindo através de medições, para que sejam legais e nunca reparou em nenhuma anomalia.
Vários pilotos já reagiram a esta polémica, incluindo Oscar Piastri e Lewis Hamilton. O piloto sete vezes campeão do mundo alertou para a possibilidade de serem necessárias consequências porque ninguém sabe há quanto tempo é que o mecanismo estaria a ser utilizado. Assim, a equipa austríaca poderia estar a ganhar vantagem de uma forma ilegal, sem que ninguém saiba desde quando é que estará a usá-la.
"A Red Bull tem sido líder e inovou. No fim de contas, todas as equipas analisam as regras e modificam para que tirem o melhor proveito delas. Eles fizeram um trabalho melhor. Só Deus sabe há quanto tempo eles utilizam isso e têm ganho títulos", comentou Hamilton, citado pela 'Marca'.
"Todos exploram os regulamentos, mas pelo que ouvi e pelo que foi dito, isso não é explorar: é claramente quebrar regras", acusou Piastri, citado pela edição online do 'Motorsport.com'.
A Red Bull enfrenta mais uma contestação, depois de atravessar um momento de mudança na estrutura técnica da equipa. Esta questão pode estar relacionada com o facto de três engenheiros fundamentais para a construção desses mecanismos terem saído da construtora austríaca, nomes como Adrian Newey, Jonathan Wheatley e Will Courtenay, levantando suspeitas relativamente à denúncia do mecanismo.
O final de temporada não podia estar mais atribulado para a Red Bull que parece ser uma bomba prestes a explodir devido às animosidades entre Christian Horner e Helmut Marko.
Desde declarações polémicas que demonstram incompatibilidades entre os dois líderes da equipa, até acusações de conduta inadequada de Horner, a equipa tem perdido o rendimento que lhe era característico.
Resta saber se os carros vão perder desempenho pelo facto de a FIA ter proibido o tal truque e, com isso, Verstappen pode vir a ter mais dificuldades em manter a vantagem de 52 pontos em relação a Lando Norris na luta pelo título de campeão.
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