O curso base de gestores de segurança de recintos desportivos conta já com cerca de 2.700 inscritos, com mais de metade destes a terem concluído a formação a caminho de outra, mais avançada.

Segundo dados hoje facultados pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), dos 2.700 inscritos 1.500 já acabaram a primeira parte do curso, que arrancou em 20 de fevereiro deste ano.

O módulo de 10 horas da APCVD é ministrado na plataforma “Nau” e enquadra-se na lei publicada em fevereiro sobre a formação de gestores de segurança em recintos desportivos com lotação inferior a 15 mil espetadores, ao ar livre, ou cinco mil em recinto fechado, desde que não sejam competições profissionais.

A formação base é aplicável aos gestores de segurança que pretendam exercer funções em recintos desportivos com lotação máxima até 5.000 espetadores ao ar livre e até 1.000 espetadores em recintos fechados e onde se realizem espetáculos desportivos que não estejam qualificados de risco elevado nível um.

O curso ‘online’ serve ainda de pré-requisito para a formação avançada, que arranca em maio deste ano, e que, segundo comunicado, “será condição prévia para exercício de funções de gestor de segurança em recintos desportivos” entre 5.001 e 14.999 espetadores, ao ar livre, e 1.001 e 4.999 em recintos fechados, neste caso para espetáculos desportivos de risco elevado nível um.

De resto, e segundo o atual regime jurídico, só os gestores de segurança com formação de diretor de segurança poderão exercer funções nas competições profissionais ou em lotação igual ou superior a 15 mil, ao ar livre, ou cinco mil, em recinto fechado.