O atleta Hélio Fumo vai correr “pelo próximo” durante 10 horas à volta do Campo Pequeno, em Lisboa, em 23 de novembro, numa iniciativa para a recolha de alimentos, que irá também contar com Nélson Évora e Francis Obikwelu.

Alimenta esta Corrida é o nome do evento solidário aberto a qualquer pessoa que queira participar, seja a correr ou a caminhar, pelo tempo que quiser, desde que entregue bens alimentares não perecíveis para apoiar famílias carenciadas.

Nas duas edições anteriores, o evento angariou 21,5 toneladas de alimentos, distribuídos por dezenas de instituições e famílias em necessidade, promovendo a solidariedade através do desporto.

Esta edição liderada pelo ‘trail runner’ Hélio Fumo conta ainda com o apoio de outros nomes conhecidos, como Marco De Gasperi, Pedro Fernandes, Samuel Barata, Noor Palma e Miguel Costa, que se juntam para apoiar esta causa solidária.

Para se inscrever e contribuir para esta causa, basta levar alimentos não perecíveis, como arroz, massas, feijão, enlatados (sardinha, atum, legumes, salsichas), farinha, açúcar, sal, óleo, azeite, cereais, leite em pó ou bolachas.

Hélio Fumo, de 41 anos, natural de Moçambique e residente em Portugal desde os 11, construiu uma carreira de destaque no atletismo e no ‘trail’, com várias conquistas nacionais e internacionais, sempre associada à causa social e de inclusão.

O atleta conta no seu currículo desportivo com títulos de campeão nacional nas modalidades de ‘trail’ (distâncias até 42 km) e endurance (superiores a 100 km) e já representou Portugal em cinco Campeonatos do Mundo, alcançando a 10.ª posição em 2019.

O evento decorre no dia 23 de novembro, a partir das 08:30, e é gratuito, embora com inscrição obrigatória.