A Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) vai apresentar uma solução de transição à Assembleia Plenária para a sucessão do presidente José Manuel Constantino, que morreu no domingo, disse hoje à Lusa fonte do organismo olímpico.

"Em caso de perda de mandato de qualquer membro da Comissão Executiva, a vaga será preenchida através de proposta da restante Comissão Executiva, votada, por escrutínio secreto, pela Assembleia Plenária", lê-se no número 4 do artigo 19.º dos Estatutos do COP.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do COP assegurou que a Comissão Executiva vai definir a solução transitória, na reunião da próxima sexta-feira, que proporá, posteriormente, à Assembleia Plenária, que engloba todas as federações e membros extraordinários.

A Comissão Executiva, que era presidida por José Manuel Constantino, é formada por cinco vice-presidentes (Sameiro Araújo, Ulisses Pereira, Artur Lopes, João Paulo Vilas-Boas e Vicente Araújo) um secretário-geral (José Manuel Araújo) e cinco vogais (João Rodrigues, Rui Vieira, Teresa Gaspar, Pedro Farromba e Beatriz Gomes).

A mesma comissão integra ainda, por inerência, a presidente da Comissão dos Atletas Olímpicos, Diana Gomes, e o presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas.

Constantino, que presidia ao COP desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de cancro.

Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio2020 e Paris2024, depois da estreia no Rio2016.

Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação de Desporto de Portugal. Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.

As eleições para o COP devem realizar-se em março de 2025, após a aprovação do Relatório e Contas do exercício do ano atual.