A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) inicia hoje com o Chega uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar, para apresentar as conclusões de uma reflexão alargada sobre o setor e seu financiamento.

Depois de, no início do mês, ter apresentado o estudo O Valor do Desporto Português, o seu Financiamento (1996-2024) e o seu Futuro, a CDP promoveu uma cimeira dos presidentes das federações, em 21 de outubro, para refletir sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

Agora, refere em comunicado, “irá reunir-se com os vários partidos políticos para apresentar as conclusões desta reflexão alargada sobre o setor e para sensibilizar os partidos para as necessidades de financiamento do desporto”.

O primeiro encontro realiza-se hoje com o partido Chega, que receberá uma comitiva da CDP composta pelo seu presidente, Daniel Monteiro, e secretário-geral, Carlos Dias Ferreira, na Assembleia da República (AR).

Para as próximas semanas estão também já agendados encontros com a Iniciativa Liberal (IL) e com o Partido Comunista Português (PCP), ambos no dia 04 de novembro, e com o Partido Socialista (PD), no próximo dia 11 de novembro.

A CDP pretende “sensibilizar os partidos e colaborar com os decisores políticos para assegurar que o OE2025 contemple as necessidades financeiras do setor, permitindo a criação de um enquadramento orçamental que potencie o desenvolvimento do desporto, o fortalecimento das suas infraestruturas e a promoção da prática desportiva em todas as faixas etárias”.

O organismo reafirma o seu “compromisso com a valorização e a sustentabilidade do desporto português e acredita que a colaboração entre os diferentes setores e forças políticas é fundamental para garantir que continue a ser um motor de inclusão, saúde, educação e desenvolvimento social em Portugal”.

Em 11 de outubro, o Governo corrigiu os valores da despesa prevista no Orçamento do Estado para 2025 no setor do desporto para 54,5 milhões de euros (ME), depois de ter anunciado 42,5 ME na proposta entregue na véspera na Assembleia da República.