Depois de meses em silêncio sobre uma possível recandidatura, Pinto da Costa deverá anunciar ainda este mês que avança para as próximas eleições.

Segundo o jornal 'A Bola', a Comissão de Apoio à Recandidatura de Pinto da Costa tem intensificado nas últimas semanas o processo de recolha de assinaturas para levar o atual presidente do FC Porto à corrida eleitoral, da qual também fará parte, como o próprio confirmou, André Villas-Boas.

Coincidência ou não, um dia depois do anúncio da data da apresentação oficial da candidatura do antigo técnico portista - será na próxima quarta-feira - é agora noticiada a quase certa presença de Pinto da Costa no próximo sufrágio azul e branco.

De acordo com o mesmo desportivo, o anúncio da recandidatura poderá mesmo acontecer já na próxima quinta-feira, às 20h00, no habitual jantar de apoio ao atual presidente, na freguesia de Fânzeres, Gondomar.

Perante a provável decisão de disputar a continuidade na presidência dos dragões, Pinto da Costa, diz a mesma fonte, estará a ponderar um eventual afastamento de Fernando Gomes e Adelino Caldeira da sua lista, como é sabido ''personas no gratas' para uma fração de adeptos portistas, e não só, ao longo dos últimos anos.

Recorde-se que Pinto da Costa tinha estabelecido, numa entrevista à SIC, três objetivos para uma eventual recandidatura: garantir o acesso aos oitavos-de-final da Champions, o que aconteceu, e anunciar medidas para a restruturação financeira dos dragões, bem como avançar em definitivo com a construção da nova Academia do FC Porto. Se cumprir com o que havia dito à data, o presidente portista terá de se aproximar do cumprimento dos últimos dois objetivos, para já ainda por executar.

Caso se confirme a recandidatura de Pinto da Costa, e se não houver novos candidatos (Fernando Rio ainda poderá avançar, como nas últimas duas eleições), a disputa pela presidência dos dragões será feita a três. Para além de Villas-Boas, também Nuno Lobo já anunciou que vai avançar novamente com uma lista para o sufrágio de abril.

Nas últimas eleições, em 2020, Pinto da Costa foi reeleito presidente do FC Porto com 68,65% dos votos. Em segundo lugar ficou José Fernando Rio (26,44%) e em terceiro Nuno Lobo (4,90%).