Frederico Varandas, presidente da SAD do Sporting, vai receber um bónus de 180 mil euros, com os restantes administradores executivos a receberem pouco mais de 142 mil euros. Era este um dos sete pontos da ordem de trabalhos da Assembleia Geral da SAD do Sporting que teve lugar segunda-feira em Alvalade e que, como se esperava, foi aprovado por esmagadora maioria.

Outra das medidas aprovada foi a autorização de conceder ao Conselho de Administração uma ou mais emissões obrigacionistas até 100 milhões de euros.

O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Bernardo Ayala, explicou aos jornalistas: "Houve duas discussões e duas deliberações. Em primeiro lugar, foi aprovada a remuneração variável concreta pelo desempenho dos membros executivos do Conselho de Administração, na época passada, na época que terminou. Portanto, na época em que o Sporting se sagrou campeão, em que foi e até onde foi nas competições europeias, a remuneração variável foi aprovada em obediência a uma grelha que, essa sim, tinha sido aprovada no ano passado. E, portanto, neste primeiro capítulo, não há história. Foram aprovados os critérios e os ponderadores que gerariam, ou não, remuneração variável consoante o desempenho desportivo e financeiro da sociedade. Tendo em conta esse desempenho desportivo e financeiro, aplicou-se a forma que foi aprovada há 12 meses e a remuneração variável que foi, obviamente, aprovada e agora será distribuída. Mas, repito, é uma remuneração que se reporta ao desempenho desportivo e financeiro da época passada, a época que terminou a 30 de julho.

Bernardo Ayala fez ainda questão de acrescentar: "Até aqui as políticas de remunerações têm figurado apenas por um ano, porque estávamos ainda numa fase de aprimoramento, de aprendizagem, de afinação. Entendemos que atingimos um ponto de maturidade já avançado e, portanto, a Comissão de Acionistas submeteu a aprovação a uma política de remunerações válida até ao fim deste mandato. E depois, quando houver um novo mandato, logo se vê de quem é que é esse mandato e quem cá estiver, verá o que fazer. Esta política de remunerações contempla todos os órgãos da SAD. O grande objetivo da Comissão de Acionistas é de que a política de remuneração do Sporting SAD seja absolutamente transparente. Não há uma única vírgula, um único cêntimo, um único euro, rigorosamente nada que não seja de conhecimento público. Tudo foi publicado no site da CMVM, aquilo que hoje é aprovado".