É tempo de recarregar energias para a próxima temporada, mas o Benfica mantém a forte aposta na sua equipa de eSports. Os encarnados celebraram esta terça-feira um ano de parceria com a Teleperformance, num evento em que até os jornalistas puderam jogar um pequeno torneio de FIFA 23 contra os tubarões do gaming.

No Estádio da Luz, com vista para o relvado ainda em manutenção, marcaram presença José Francisco Gandarez (vice-presidente do Benfica), Telmo Correia (membro da Mesa da Assembleia Geral), Pedro Gomes (CEO da Teleperformance em Portugal),  Nuno Barateli (treinador da equipa de eSports do Benfica), Rodrigo “Rodrigol” Marques, Gonçalo “GD8” Domingues e Diana (jogadores de eSports dos encarnados). Esta última é mesmo a primeira jogadora de FIFA do Benfica Teleperformance e sagrou-se campeã nacional de 2vs2 ao vencer o FPF W Masters 2023.

"Tem sido um trajeto vitorioso por parte do Benfica e da Teleperfomance,  numa área de grande crescimento junto dos mais jovens, pelo que queremos continuar com sucesso esta aposta de futuro", garantiu José Francisco Gandarez, em declarações proferidas num comunicado enviado à imprensa.

"A Teleperformance Portugal pretende, através desta parceria, reforçar o seu posicionamento enquanto empresa líder em serviços empresariais de integração digital. Foi uma grande época, visto que o Benfica Teleperformance ganhou o primeiro título na versão virtual da Liga Portuguesa de Futebol Profissional", disse por sua vez Pedro Gomes, CEO da Teleperformance em Portugal.

Em conversa com os jornalistas, também houve espaço para se falar sobre os mais recentes êxitos da equipa de eSports, que sagrou-se pela primeira vez Campeã Nacional de futebol virtual (FIFA) feminino, conquistou o FPF W Masters e masculino, e venceu a edição 2022/23 da eLiga Portugal.

"Foi uma época que dificilmente vai ser replicada aqui em Portugal. Disputar títulos com as principais potências a nível mundial é um dos principais objetivos da nossa equipa", apontou Nuno Barateli que já leva uma vitória no FPF Christmas Challenge 2022,  dois campeonatos nacionais de 2vs2 (masculino e feminino) e um campeonato nacional de 1vs1 (FPF MVP Challenge).

"O Benfica tem uma dimensão maior do que Portugal e no eSports também temos de ser ambiciosos a esse nível. Pode ser que tenhamos uma surpresa no próximo ano", admitiu por sua vez José Francisco Gandarez.

As melhores imagens da cerimónia e do torneio:

A interação não foi demorada, até porque todos estavam ansiosos para se sentarem de comando na mão. O SAPO Desporto aceitou o desafio de tentar destronar a jovem promessa do Benfica. Gonçalo “GD8” Domingues, de 15 anos, venceu por 10-0 (coisa pouca e disfarçada por termos defendido um penálti).

Depois, se as esperanças já eram poucas, chegou o campeão nacional em título 2x2 da Eliga Portugal para finalizar a fase de grupos. Rodrigo “Rodrigol” Marques venceu-nos por 4-2, mas com tudo já decidido.

Era um mini-torneio feito para os melhores e a final estava reservada para os profissionais. Rodrigol e GD8 enfrentaram-se num duelo de titãs e ganhou um dos 'Benficas' - o que vestia o equipamento alternativo (Rodrigol).

Não foi título para o palmarés, mas houve direito a entrega de dois troféus, para o primeiro e segundo classificado. Classificações à parte, fica uma tarde em que quem verdadeiramente ganhou foi o desporto virtual.

O momento da entrega dos troféus: