Chega a Portugal nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, um periférico direcionado aos jogadores mais exigentes, que procuram uma experiência de “elite” na configuração de controlos do comando DualShock 4 para a PlayStation 4. Trata-se do Back Button Attachment e adiciona dois botões adicionais na parte traseira do comando, aproximando-o do conceito de outras marcas independentes, tais como o Nacon Revolution ou o Razer Raiju Ultimate. A diferença é que os jogadores apenas necessitam pagar 30 euros pelo novo acessório, invés dos 150-200 euros por um comando premium.

O acessório encaixa na parte inferior do comando, na zona da entrada do jack 3,5 mm para o microfone, fazendo “pass through”, do pino, para que possa manter a utilização da comunicação no DualShock 4. Os dois botões foram colocados de forma confortável para que os jogadores utilizem intuitivamente esses gatilhos adicionais, mas também evitando que sejam premidos sem intenção. Pela experiência que o SAPO Desporto teve com o acessório, este não deixa de ser um pouco estranho ao início, já que requer uma habituação à sua intrusão, pelo menos até esquecermos que está ali algo novo.

Os gatilhos podem ser configurados rapidamente pelos utilizadores, adicionando atalhos para qualquer botão do DualShock 4 exceto o Home (o pequeno círculo com o logotipo da PlayStation) e o Share. Em termos práticos, os jogadores podem configurar o botão de salto na traseira, em partidas frenéticas de shooters ou FPS, evitando desta forma levantar o dedo do analógico direcional da câmara e perder a mira. Podem ainda definir mudanças de um jogo de condução ou qualquer outra ação necessária que encurte o tempo de resposta e garanta maior flexibilidade durante partidas competitivas.

De salientar que o acessório não acrescenta dois botões adicionais ao conjunto, estes servem de atalho, gravando os símbolos, gatilhos e até o L3 e R3 que são os “clicks” nos analógicos, que nem todos os jogadores gostam de utilizar.

Além dos botões físicos, o acessório apresenta um pequeno ecrã circular OLED no centro dos botões. Neste poderá alternar entre três perfis possíveis de configurações, fazendo um duplo click no mesmo, como por exemplo atribuir os gatilhos, ou um triângulo e quadrado no outro, e dessa forma alternar mediante as necessidades. Para definir os botões é muito fácil: basta premir a fundo o ecrã por um instante para poder rodar os botões necessários nos próprios gatilhos adicionais, alternando os respetivos símbolos.

De notar que o acessório não tem alimentação interna, pelo que só funciona quando encaixado no DualShock, que lhe fornece a energia. No entanto, tem um chip de memória onde mantém a configuração quando o retira e utiliza noutro comando, por exemplo.

O Back Button Attachment poderá não ser um acessório para todos os jogadores, mas para quem compete e quer melhorar a sua performance, esta pode ser uma alternativa mais em conta do que os comandos de elite no mercado. Acreditamos que o seu surgimento no final de vida da PlayStation 4 seja uma espécie de ensaio ao futuro DualShock 5 ainda não revelado. Provavelmente este vai incluir um sistema de botões adicionais, caso o novo acessório seja “aprovado” pela comunidade competitiva.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.