O Movimento Digital Valley continua a envolver as diversas áreas nacionais para desenvolver a indústria dos videojogos em Portugal. Foi agora revelado a assinatura de protocolos com diferentes entidades desportivas, que vão ajudar a desenvolver um cluster de videojogos nacional, e com ela, a prática desportiva associada, através dos eSports.

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) foi uma das entidades que assinou o protocolo, durante o evento Futurália, que é destacada pelo seu mérito de procurar variadas soluções inovadoras para acompanhar o interesse dos jovens na prática das modalidades desportivas sobre rodas. O apoio nos desportos radicais tem mesmo projetado jovens para carreiras internacionais, mas também o tradicional hóquei em patins continua a colocar Portugal nas bocas do mundo.

O apoio no digital poderá ser uma oportunidade de captar mais jovens para a prática desportiva, através de estratégias mais tecnológicas e inovadoras. Neste sentido, a FPP abraçou o projeto de criação de uma plataforma de gamificação, promovendo o interesse dos jovens a nível nacional, numa primeira fase através de modalidades virtuais, experienciadas em equipa, através de um jogo com características reais, mas com inovações tecnológicas.

Espera-se a criação de campeonatos nacionais e internacionais de eSports, tendo também o objetivo de tornar a prática de desporto mais inclusiva, ultrapassando barreiras como a mobilidade condicionada.

A integração da FPP na rede desportiva do Digital Valley prevê o desenvolvimento das novas plataformas de prática desportiva, numa perspetiva de gamificação, aproximando os jovens às modalidades desportivas tradicionais, através de uma linguagem mais atual.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.