Durante a feira de tecnologia IFA, a decorrer na Alemanha, a fabricante de computadores Acer apresentou uma nova plataforma social pensada para os eSports. Chama-se Planet9 e pretende ser uma comunidade aberta que permite aos jogadores construírem a sua equipa e criar planos de treino para se tornarem mais eficientes.

A plataforma está neste momento em testes em beta fechada, abrindo para todos no dia 30 de janeiro do próximo ano. Segundo Andrew Chuang, gerente geral de serviços de eSports da Acer, “o Planet9 é uma plataforma de última geração que inclui aquilo que os jogadores competitivos ou casuais necessitam para subir de nível e participar nos desportos eletrónicos abaixo da classe profissional”. A plataforma conta com a “força” do hardware da Acer, software e serviços, com tudo o que é necessário para complementar a experiência dos jogadores.

Uma das vantagens do Planet9 é oferecer aos menos experientes a possibilidade de aprender com profissionais, usufruindo de serviços de coaching, que entendem os pontos fortes e fracos dos jogadores, dando orientações para que melhorem. A plataforma serve obviamente de rede social para que os jogadores construam uma comunidade e organizem torneios online.

Cada utilizador pode adicionar amigos, seguir o feed de atividade das pessoas que lhes interessem, receber recomendações sobre quem podem jogar, tudo isso com base nos seus resultados e capacidades complementares, é referido no comunicado. As equipas ganham ainda uma sala de chat, para partilha de táticas de jogo.

A aplicação da plataforma oferece aos utilizadores diversos recursos para os jogadores melhorarem as suas habilidades, seja para contratar um treinador, ser emparelhado com jogadores veteranos, ou passar horas a treinar com amigos ou estatísticas avançadas de jogos, para que possa fazer tracking ao desempenho.

Há ainda a opção de Carry, em que os hosts podem incorporar as suas transmissões no Twitch ou YouTube para atrair jogadores e fãs a juntarem-se a eles numa sessão “carry”. A plataforma pretende apresentar as estatísticas de forma simples, com um painel visual atraente, com dados sobre as vitórias, derrotas, mortes, itens comprados, criação de ouro, etc., consoante o contexto do jogo.

A opção Scrims são desafios entre os clãs com competições organizadas semanalmente, com bónus e benefícios. É que o Planet9 permite hospedar torneios de pequena ou grande escala, sejam elas patrocinados ou oficiais, tornando-se mais uma oportunidade dos jogadores buscarem prémios e glória.

As inscrições para a versão beta do Planet9 já estão abertas no endereço oficial do serviço. Para já, a plataforma apenas suporta PUBG, League of Legends e Dota 2.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.