As competições de eSports foram um dos principais motivos para os visitantes da Worten Game City se deslocarem ao Temple para “rezar”, ou melhor, vibrar com as partidas dos jogos mais populares como FIFA, LoL, CS: GO, Brawl Stars e Gran Turismo: Sport.

Para credibilizar os desportos eletrónicos, a organização realizou dois eventos especiais com Prize Money de 5.000 euros cada (3.500 euros para a equipa vencedora). O primeiro foi de League of Legends, no sábado dia 1 de junho, o WGR Invitational LOL, colocando frente a frente as equipas K1CK e FTW Esports, com a vitória da segunda por dois jogos sem resposta. O domingo fechou com o WGR Invitational CS: GO, desta feita os Offset contra os GTZ Bulls.

Os Offset são considerados a segunda melhor equipa portuguesa de CS: GO, a seguir aos Vodafone Giants (ainda que estes operem em Espanha), enquanto que os GTZ Bulls estão no top 4 em CS: GO Portugal (juntamente com os K1CK Esports), todas elas apuradas para o Final Four para o campeonato nacional de CS: GO, a Master League. A partida teve como “host” o Mutes, como comentadores o Mucha e o Moreira e a análise foi feita pelo Xaims e o Zorlak.

Na escolha dos mapas, os Offset escolheram o mapa Inferno, enquanto a GTZ Bulls optou pelo Mirage, com o terceiro mapa, o chamado Decider, a desenrolar-se no Train. Os Bulls alinharam com carboN, abr, shellzi, emp e kst; do lado dos Offset foi composta pelo obj, Stadodo, PR, Zlynx e o Just.

Primeira ronda: Inferno (escolha dos Offset)

A partida arrancou no mapa Inferno, com os GTZ Bulls a ganharam a primeira ronda de pistolas, como Terrorist. A segunda ronda foi negada pelos Offset, empatando o jogo, cortando a vantagem económica do adversário. Os GTZ Bulls conquistaram os pontos seguintes, fixando o resultado em 4-1. A resposta dos Offset apenas se deu sexta ronda, reduzindo para 4-2, mas os Bulls voltaram a pressionar, dilatando os embates seguintes para 7-2.

À décima ronda os Offset voltaram a ter dinheiro para se equiparem e num embate frenético e emocionante acabaram por pontuar, alterando o marcador para 7-3. Até aqui, a equipa dos Bulls conseguiram conquistar facilmente a “banana” que permite aceder a um dos bomb sites. E na ronda seguinte a equipa conseguiu fazer um “ninja defuse” levando o público ao rubro e reduzindo para 7-4. Mas na ronda seguinte os Bulls voltaram ao marcador, e aumentaram a vantagem nas seguintes para 9-4. Os Offset ainda tinham algo a dizer na partida e pontuaram nas rondas seguintes, registando 9-6, relançando-se no marcador. De recordar que o mapa Inferno foi escolhido pelos Offset, como que obrigatório de vencer.

worten game city - final CS GO

A segunda parte do mapa arranca com a vitória dos Offset nas pistolas, reduzindo para 9-7. Mas tal como na primeira parte, aconteceu um “denial” da vantagem económica da ronda inicial e os Bulls registaram o 10-7. Devidamente equipados os “touros” marcaram novamente nas batalhas seguintes, aumentando para 12-7, complicando as contas do seu adversário. Os Offset reduziram de seguida para 12-8 numa ronda emocionante, ganhando fôlego para empatar o resultado nos embates seguintes em 12-12, salientando o lado dos terroristas como a mais forte para a equipa.

O mapa estava relançado. Os Offset acabariam por dar a volta ao resultado, pontuando de seguida para 12-13, ficando a três pontos da vitória do mapa que escolheu. Os Offset viriam a aumentar para 12-15 e obter o match point. Mas os Bulls ainda teriam algo a dizer, diminuindo para 13-15, antes de conceder a vitória do mapa aos Offset, com o obj a limpar os cinco adversários, selando assim a ouro a conquista da equipa.

Segunda ronda: Inferno (escolha dos GTZ Bulls)

A primeira ronda das pistolas foi vencida pelos GTZ Bulls, confirmando a vantagem económica para o início da partida do mapa que escolheu nas batalhas seguintes, registando 3-0, de forma natural. A resposta dos Offset só aconteceria na quarta ronda, diminuindo o resultado para 3-1, num embate final de um-para-um. Os Bulls voltavam a registar duas rondas e a aumentar para 5-1 o resultado. Os Offset responderam de seguida, diminuindo o marcador para 5-4, relegando os Bulls para as pistolas por falta de dinheiro. O empate surgiu rapidamente sem surpresa na décima ronda.

Ainda na primeira parte do mapa os Offset passaram para a frente do marcador por 5-7. Na ronda seguinte os Bulls viriam a comprar novamente armamento pesado, mas os Offset resistiram e acabariam por fechar a primeira metade em 6-9.

A segunda parte do mapa deu à equipa dos Offset a ronda das pistolas, apesar dos Bulls terem eliminado toda a equipa adversária, a bomba foi plantada e o sobrevivente não tinha kit de defuse. 6-10 para os Offset, complicando as contas dos Bulls. As rondas seguintes mantiveram a supremacia dos Offset, em que os Bulls haviam investido no armamento, sendo relegados novamente para as pistolas, e nesse sentido, o fosso passou para 6-13. Os Offset ficavam a dois pontos do match point.

A ronda 20 voltaria a dar pistolas aos Bulls, que esgotavam a possibilidade do “come back”, mas os Offset voltaram a levar a melhor dilatando para 6-14. Com o Bomb site controlado e vantagem numérica, os Offset garantiam o primeiro match point, 6-15. Ficaria o encontro por ali? Sim, os Offset acabariam por contrariar o mapa escolhido pelos Bulls, registando o resultado final em 6-16.

Os Offset levaram para casa o prémio de 3.500 euros, registando ainda o MVP do torneio, o just, que ganhou um teclado Razer.

worten game city - final CS GO

De notar a crítica por parte dos Bulls à organização, pelo facto das equipas poderem "espreitar" a stream da partida, devido à proximidade do ecrã gigante das mesas, sobretudo aos treinadores, deixando no ar a influência no resultado. Ambas as equipas estão a disputar os play offs de acesso à grande final da Master League, no Moche XL no dia 15 de junho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.