João Mota estreia-se, esta quarta-feira, na Liga dos Campeões da Ásia. O treinador português, de 58 anos, que recentemente reassumiu os destinos do Al Hussein, campeão da Jordânia, vai defrontar, em Amman, o Kuwait SC, campeão em título do Kuwait, na 2.ª jornada do Grupo D.

Depois da derrota na ronda inaugural, por 1-3, frente ao Al-Ahli Dubai, de Paulo Sousa, e ainda com Tiago Moutinho à frente do Al Hussein, João Mota vai agora procurar, pela primeira vez na história do clube jordano, somar pontos na Champions da Ásia 2.

No lançamento do jogo, João Mota assegurou que o Al Hussein está “pronto para o desafio” e que espera um “resultado positivo”, disse o treinador português na conferência de imprensa promovida pela AFC. “O Kuwait SC tem elementos diferenciados, o confronto não será fácil mas temos a ambição de conseguir o que é exigido”, reiterou.

"Muito feliz" pelo regresso ao Al Hussein, clube que apelidou de "família", João Mota assegurou, ainda, que o conjunto tudo vai fazer “para deixar os fãs felizes” com a performance em campo. Para isso, conta com a “presença dos adeptos no apoio à equipa”, juntou.

Para o treinador português, a Liga dos Campeões da Ásia é a segunda competição continental de clubes em que participa, depois da experiência, de seis jogos, à frente do Al-Hilal Omdurman, então campeão do Sudão, na Champions africana de 2021/22 (conquistou a primeira vitória do clube sudanês numa fase de grupos).

De regresso à Jordânia e ao campeão Al-Hussein, a equipa que construiu entre 2023 e o início do presente ano e que, pela primeira vez no seu historial, se sagrou campeã nacional, João Mota reestreou-se pelo clube de Irbid com um triunfo, por 2-0, com o Al Salt, na jornada 6 da competição interna, o que possibilitou ao Al Hussein saltar para a liderança do campeonato, com 13 pontos em 5 jogos (um a menos).

Para trás, João Mota deixou o projeto do Al-Tadhamon, no Kuwait, clube que o treinador português ainda conseguiu levar ao 4.º lugar (no final da primeira fase, os seis primeiros discutem o apuramento de campeão), com sete pontos em cinco jogos (2V, 1E e 2D).