O futebolista dinamarquês Christian Eriksen, que sofreu uma paragem cardíaca durante um jogo do Euro2020, marcou dois minutos depois de entrar em campo em jogo particular frente aos Países Baixos, que venceram a Dinamarca por 4-2.

Uma jogada bem trabalhada no flanco direito pela seleção escandinava deixou o médio Andreas Skov Olsen liberto na linha de fundo para cruzar para as costas da defesa holandesa, onde surgiu Eriksen com um remate imparável, de primeira, a fazer a bola entrar no ângulo superior esquerdo da baliza.

O médio sueco, de 30 anos, atual jogador dos ingleses do Brentford, estava ausente de uma convocatória da seleção dinamarquesa há cerca de nove meses, 287 dias após o enorme susto que causou no Euro2020 durante a partida frente à Finlândia, em Copenhaga, e entrou a seguir ao intervalo a substituir Jesper Lindstrom, sob uma ovação de todo o estádio Johan Cruyff Arena.

Dois minutos volvidos fez o segundo golo da Dinamarca, que colocou o resultado em 3-2 favorável aos holandeses, os quais, todavia, acabariam por ampliar a vantagem e fixar o resultado final em 4-2, por Steven Bergwijn, aos 71, ‘bisando’, depois de ter inaugurado o marcador aos 16.

A Dinamarca ainda chegou ao empate quatro minutos depois, aos 20, pelo central Jannik Vestergaard, mas outro central, desta vez o holandês Nathan Aké, dos ingleses do Manchester City, recolocou os Países Baixos na frente do marcador, aos 29, vantagem que seria ampliada para 3-1, antes do intervalo, por Memphis Depay.

Não obstante a vitória holandesa, a figura da noite foi Christian Eriksen, que está a viver uma espécie de segunda vida desportiva, depois de ter sido convocado por Kasper Hjulmand para o duplo compromisso da seleção dinamarquesa, mas esteve em dúvida para este encontro nos Países Baixos por estar ainda a recuperar de uma infeção por covid-19, acabando, porém, por integrar o lote de convocados.

Noutro jogo particular, a seleção espanhola venceu a Albânia por 2-1, na Catalunha, com golos de Ferrán Torres, aos 75 minutos, e Dani Olmo, aos 90, a dar o triunfo a ‘nuestros hermanos’, depois da Albânia ter empatado aos 85, por Myrto Uzuni.

O jogador do Sporting Pablo Sarabia foi titular na seleção espanhola, tendo sido substituído aos 63 minutos, por Carlos Soler.

A Alemanha, com o benfiquista Julian Weigl a titular, recebeu e venceu hoje Israel por 2-0, com golos da dupla de avançados do Chelsea, de Inglaterra, Kai Havertz e Timo Werner, aos 36 e 45+1 minutos, em jogo particular, enquanto a Inglaterra derrotou a ‘visitante’ Suíça por 2-1, mas esteve a perder devido a um golo de Breel Embolo, aos 22, dando a volta ao resultado graças aos golos de Luke Shaw e Harry Kane, aos 45+1 e 78.

De destacar, ainda, o empate a dois golos entre a República da Irlanda e a Bélgica, em Dublin, com os belgas a inaugurarem o marcador aos 12 minutos, por Michy Batshuayi, e os irlandeses a responderem com o empate aos 35, pelo avançado Chidozie Ogbene.

Na segunda parte, a Bélgica retomou a dianteira no marcador com um golo do médio Hans Vanaken, mas a seleção da casa responderia com o 2-2 aos 85, através do médio Alan Browne.