O primeiro Torneio Internacional Geração do Futuro, dirigido ao escalão Sub-10, tem início terça-feira, dia 17 de junho, e prolonga-se até dia 21 de Junho, nas instalações da Academia de Futebol de Angola (AFA), Estádio da Glória. A cerimónia de abertura tem lugar às 14h45 desta segunda-feira e conta-se com a presença de pais, encarregados de educação e seus educandos.

No torneio irão participar equipas nacionais e internacionais, como o Sporting Clube de Portugal, e mais de uma centena de jovens, que poderão vir a ser as futuras estrelas do futebol angolano. Este evento, organizado pela AFA, em parceria com a MRD Investments e a DMS, tem o apoio da Federação Angolana de Futebol (FAF) e do Ministério da Juventude e do Desporto.

O evento contará com as equipas de Sub-10 da AFA, Sporting Clube de Portugal, Petro de Luanda, 1º de Agosto, Real Sambila (Adão Costa), Kilamba Kiaxi, o Progresso e Norberto de Castro. Cada equipa é composta por 15 elementos, num total de 120 jovens.

Está prevista a realização de dois jogos por dia, cada um com a duração de 30 minutos, sendo que durante a semana os jogos terão início às 15h30 e aos sábados às 9h30m.

No dia 21 de junho realizar-se-á a cerimónia de entrega de prémios: o melhor marcador irá receber uma bola com uma dedicatória de Cristiano Ronaldo e o melhor jogador angolano será presenteado com uma bola e respetiva dedicatória de William Carvalho.

Neste acontecimento inédito, a AFA convida todos os pais e jovens a assistirem ao torneio. Em causa está o impulso à formação de futebol infantil, possibilitando aos escalões sub-10 a interação com clubes nacionais e internacionais, a sua formação técnica, a troca de experiências com outras equipas e o estímulo à obtenção de resultados neste escalão profissional.

Durante os cinco dias de duração deste torneio internacional serão ainda realizadas palestras e uma ação de formação com a participação de profissionais da equipa portuguesa.

A AFA, cujo patrono é o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, tem vindo a apostar fortemente na área da formação do desporto infantil de forma global, visando o desenvolvimento integral dos jovens dentro e fora do campo, o que compreende acompanhamento especializado e técnico, rendimento escolar, apoio psicológico e familiar.