O antigo jogador recorreu às redes sociais para informar que já não é selecionador de Moçambique. Abel Xavier chegou a acordo com a Federação Moçambicana de Futebol e deixou assim o cargo que ocupava desde janeiro de 2016.

"Venho por este meio informar que não vou continuar como selecionador nacional e coordenador do trabalho das seleções de formação. Esta manhã estive reunido na Federação Moçambicana de futebol com o Presidente Simango e o Vice Namotto e foi decidido desta forma. Amanhã farei uma comunicação ao País em conferência de imprensa. Foi uma honra", escreveu Abel Xavier.

Nascido em Nampula, no norte de Moçambique, em 1972, Abel Xavier iniciou a sua carreira em Portugal, no Estrela da Amadora, e foi posteriormente jogador do Benfica, tendo acumulado 20 presenças na seleção portuguesa.

O antigo futebolista português jogou também no Bari (Itália), Oviedo (Espanha), PSV (Holanda), Everton e Liverpool (Inglaterra), Galatasaray (Turquia). Hannover (Alemanha), Roma (Itália), Middlesbrough (Inglaterra) e Los Angeles Galaxy (Estados Unidos).

A sua carreira de treinador começou em 2013, quando assumiu a liderança do Olhanense.