O Sporting de Braga partiu para esta segunda mão como a única equipa portuguesa em desvantagem nos 16 avos de final da Liga Europa. Ambição e vontade dos minhotos ditaram a passagem à fase seguinte da prova onde encontrarão agora os ingleses do Liverpool.
O sonho europeu do Braga teve início a 28 de Julho de 2010 quando venceu o Celtic de Glasgow por 3-0 na primeira-mão da terceira eliminatória da Liga dos Campeões. Eliminou o Sevilha no Play-off de acesso à fase de grupos da prova milionária e juntou-se ao Shakhtar Donetsk, Arsenal e Partizan no Grupo H, onde alcançou o terceiro lugar e consequente passagem aos 16 avos de final da Liga Europa.
Na primeira-mão da fase a eliminar, na Polónia, o Sporting de Braga perdeu por 1-0 mas, esta quinta-feira à noite, a equipa orientada por Domingos Paciência demonstrou que para ultrapassar os adversários não basta acreditar, mas também sonhar.
Os golos de Alan (7’) e Lima (36’) foram a tradução numérica da enorme vontade que a formação arsenalista imprimiu dentro do Estádio AXA, em Braga, que por vezes deixou os polacos do Lech sem respirar, principalmente nos primeiros 45 minutos.
Os minhotos realizaram uma primeira parte com grande pressão ofensiva e, no segundo tempo, com as linhas mais baixas, mantiveram-se concentrados a defender mas algo desconcertantes na altura de ligar o passe à finalização no ataque.
Nos instantes finais do encontro, o Lech passou a jogar com dez elementos mas mesmo assim os corações bracarenses não sossegaram até ao apito final. Domingos Paciência até levou as mãos à cabeça quando, em cima do minuto 90, viu um atleta do Poznan cabecear à trave da baliza de Artur.
O Sporting de Braga passa com toda a justiça para os oitavos-de-final da Liga Europa, juntamente com os também portugueses FC Porto (que eliminou o Sevilha) e Benfica (expulsou o Estugarda). Apenas o Sporting disse adeus à Liga Europa ao ser eliminado pelo Glasgow Rangers.
Segue-se o Liverpool, que na época passada eliminou o Benfica, mas este Braga, que já foi capaz do melhor e pior esta época, tem tudo para manter a chama europeia bem acesa.
Comentários