O Sporting não encontrou o caminho para o golo diante do Rio Ave e acabou por perder a liderança isolada do campeonato nacional com o terceiro empate da época em Alvalade e deixar-se apanhar pelo Benfica no primeiro lugar.

A equipa de Jorge Jesus procurou desde muito cedo abrir o marcador, mas intensidade de jogo dos 'leões' acabou por 'esbarrar' na boa organização defensiva do conjunto liderado por Pedro Martins. E num jogo em que se esperava que os avançados assumissem o protagonismo, foram os guarda-redes que acabaram por brilhar pelas intervenções decisivas para o resultado final de 0-0.

Do lado do Sporting, Jorge Jesus apostou na inclusão de Cloates na equipa titular, assim como a de Teo Gutiérrez na frente de ataque. Pedro Martins deixou André Vilas Boas e Ukra no banco e apresentou uma equipa compacta em Alvalade para discutir o resultado. Com a obrigação de vencer para regressar ao primeiro lugar do campeonato, o Sporting entrou dominador nos instantes iniciais. As bancadas leoninas fervilharam de emoção perante a vontade demonstrada pela equipa verde e branca para chegar ao golo, mas o ímpeto atacante dos avançados do Sporting acabou por perder algum gás à medida que o tempo da primeira parte se esgotava. Já o Rio Ave aproveitou as constantes incursões dos 'leões' à baliza de Cássio para explorar as patentes fragilidades defensivas do Sporting. A equipa de Pedro Martins aproveitou a tendência do Sporting para atacar pelos flancos para criar muitos problemas aos 'leões' no seu meio campo defensivo. William Carvalho esteve uns furos a baixo da sua qualidade e os sucessivos passes falhados ameaçaram o colapso do sistema nervoso do Sporting. E se na frente de ataque Teo, Ruiz e Slimani criavam situações de perigo, também o Rio Ave teve as suas oportunidades na primeira parte para chegar ao golo. As intervenções de Cássio e Rui Patrício começavam a assumir o protagonismo do jogo quando Carlos Xistra apitou para o intervalo, Nas bancadas os adeptos agitavam-se com o nulo no marcador, e depositavam toda a esperança em Slimani, que teve direito a uma coreografia de apoio por parte das claques leoninas com milhares de máscaras do avançado argelino e uma mensagem: "Contra tudo, somos todos Slimani".

Depois de uma primeira parte frenética com várias oportunidades de golo, as equipas regressaram dos balneários com estratégias distintas. O Sporting sentia a pressão de inaugurar o marcador enquanto que o Rio Ave jogava sobre essa mesmo 'ansiedade' dos 'leões'. E logo aos 51 minutos, Kayembe desperdiçou uma grande oportunidade de golo ao não corresponder da melhor forma a um cruzamento na esquerda de Edimar. No seguimento da jogada, Jorge Jesus foi obrigado à primeira substituição com a entrada de Rúben Semedo para a saída do lesionado Paulo Oliveira. Aos 57 minutos, foi Pedro Martins a lançar em jogo André Vilas Boas para a saída do lesionado Marcelo. O Sporting carregava em busca do golo e num cruzamento de João Pereira na direita esteve perto de alcançá-lo, mas Slimani não conseguiu dar o melhor seguimento à jogada e a bola saiu por cima da baliza de Cássio.

Aos 59 minutos, o Sporting introduziu a bola na baliza do Rio Ave, mas a jogada foi invalidada por Carlos Xistra por alegada falta de Cloates sobre um defesa adversário. O lance motivou muitos protestos por parte dos adeptos leoninos, e jogo continuou 0-0.

Com meia hora para jogar, Jorge Jesus lançou em jogo Hernán Barcos para a estreia absoluta e tirou Teo Gutiérrez, enquanto que Pedro Martins lançou em jogo Ukra e tirou Yazalde. A pressão leonina intensificou-se e o Rio Ave sentiu algumas dificuldades para travar as incursões dos avançados do Sporting. No entanto, a boa organização defensiva da equipa de Vila do Conde fez desesperar as bancadas que iam vendo o tempo passar perigosamente para o final. Carlos Xistra ainda deu seis minutos de compensação, mas o resultado manteve-se inalterado até ao apito final. Com este resultado, o Sporting perdeu a liderança isolada e partilha agora o primeiro luga do campeonato com o rival Benfica, que sexta-feira recebe o FC Porto.

Curiosidades:
Sporting volta a ficar em branco em casa quase 1 ano depois (E 0-0 Wolfsburg). Foram 22 jogos consecutivos a marcar (recorde Alvalade XXI)

Rio Ave depois de travar o FC Porto no Dragão também tira pontos ao Sporting em Alvalade, ambos com um empate

Sporting continua a ser a única equipa da Liga sem derrotas em casa na Liga. Contudo já perdeu 6 pontos, mais do que fora de portas (5 pontos)

Sporting fica em branco na Liga pela 3.ª vez esta época 2E (Boavista, Rio Ave) e 1D (U. Madeira)

Sporting não partilhava a liderança desde 4 de Outubro 2015 (à 7.ª jornada); neste caso com o FC Porto

Sporting volta a empatar com o Rio Ave e novamente em casa; a última vez tinha sido em 2013 (1-1)

Sporting com muitas dificuldades em Alvalade com o Rio Ave, que nos últimos 5 jogos venceu apenas 2 encontros, empatou 2 e perdeu 1 Rio Ave, até hoje, tinha sido a única equipa a marcar sempre a jogar fora na Liga NOS 2015/16

Este foi o 4.º empate do Sporting em 21.ª jornadas; o melhor registo das últimas 10 épocas

Islam Slimani ficou em branco pelo 2.º jogo consecutivo e iguala o pior registo desde Outubro 2015

Rio Ave não perde há 2 jogos consecutivos em casa dos grandes; algo que não acontecia desde a época 2004/05 (Luz, Dragão)

Em semana de renovação de contrato com o Sporting, Adrien Silva cumpre o jogo 190 pelos leões (30 golos)