A época 2019/2020 vai trazer muitas novidades no seio da arbitragem. Há muitas regras novas no futebol pelo que, a partir deste mês de junho, muita coisa vai mudar. A International Board formalizou as alterações às regras do futebol no dia 23 de abril, depois de as mesmas terem sido aprovadas. Há mudanças na interpretação sobre bola na mão ou mão na bola, sobre cartões amarelos e vermelhos, livres, pontapés de baliza e ainda celebrações.

Conheça algumas mudanças nas regras do futebol para 20119/2020

 - É mão na bola: O árbitro deve considerar mão na bola sempre que esta embate num dos membros superiores e se dirige para a baliza, mesmo que o desvio não tenha sido intencional. Será também considerado mão na bola sempre que um jogador marque um golo após dominar a bola com a mão/braço ou aumente a a volumetria do corpo com ajuda dos braços/mão ou estes estejam numa posição acima dos ombros. E será também mão na bola sempre que um jogador ganhar a posse de bola após esta bater-lhe na mão ou braço e, na sequência, marcar ou criar uma situação de golo.

 - Não é mão na bola: quando um jogador remata/passa a bola e esta embate num adversário que se encontre perto do raio de ação; quando um jogador está a cair e a bola embate no braço/mão que está a apoiar a queda; quando o braço/mão do jogador se encontra encostado ao corpo; quando a bola tocar no braço/mão do jogador, depois de vir da sua própria cabeça/corpo/pé ou de qualquer outro jogador que esteja perto dele.

 - Penáltis: o guarda-redes não pode mover-se antes de a bola partir (não pode tocar na rede, na barra ou nos postes). Quando a bola parte da marca de grande penalidade, o guarda-redes tem de ter, pelo menos, um pé em contacto com a linha de baliza. O jogador que sofreu a grande penalidade, mesmo que assistido, pode ficar em campo para bater o castigo máximo.

 - Livres: Na marcação de um livre, os atacantes não podem ficar no raio de um metro da barreira, quando esta é formada por três ou mais elementos. Se os jogadores estiverem neste espaço quando a bola é reposta em jogo, será marcado um livre indireto contra a equipa que estava a atacar. Se o árbitro estiver prestes a admoestar um jogador com um cartão (amarelo ou vermelho) mas a equipa que sofreu a falta decidir bater rapidamente o livre e criar uma situação de golo iminente, o árbitro pode adiar a mostragem do cartão até à paragem seguinte se a equipa infratora não estiver distraída pela ação do juiz.

 - Celebrações: o jogador é advertido com cartão amarelo se a celebração for ilegal (tirar a camisola, ir festejar nas grades, saltar as barreiras de publicidade), mesmo que o lance seja anulado, após revisão do vídeo-árbitro.

 - Substituições: O jogador substituído é obrigado a abandonar o campo na linha lateral mais próxima onde estiver, quando o árbitro autorizar a substituição (a não ser que o árbitro ordene que saia rapidamente pela linha do meio-campo ou por outro ponto do relvado devido a questões de segurança, lesão, etc).

 - Pontapé de baliza: A bola já não tem que sair da grande área para poder ser tocada por um jogador de campo no pontapé de baliza.

 - Pontapé de saída no início do jogo: Quem ganha o sorteio (moeda ao ar) passa a poder escolher entre dar início ao jogo ou escolher o lado para onde quer começar a atacar (até agora só podiam escolher campo).

 - Advertências: Os agentes desportivos com lugar no campo (elementos das equipas médica e técnica) são admoestados com cartões amarelos ou vermelhos pelo árbitro em caso de conduta imprópria. Caso o árbitro não consiga identificar uma pessoa, será o treinador principal, enquanto elemento presente na área técnica em questão, a ser admoestado.

 - Pausas durante o jogo: Podem existir pausas para refrescar ou para hidratar, sempre que necessário, para garantir a segurança dos jogadores. As mesmas têm de ter um máximo de três minutos para refrescar e máximo de um minuto para hidratar.