O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo recordou o legado e "exemplo" de Nelson Mandela, antigo presidente da África do Sul que hoje morreu, aos 95 anos.

«Obrigado ‘Madiba’ pelo teu legado e pelo teu exemplo. Vais estar sempre connosco», pode ler-se na mensagem divulgada na página oficial do “capitão” da seleção portuguesa de futebol no Facebook, que está acompanhada de uma visita de Cristiano Ronaldo a Mandela, por ocasião do Mundial2010, disputado na África do Sul.

Em 09 de junho de 2010, o líder histórico sul-africano recebeu, na sua residência em Joanesburgo, Cristiano Ronaldo, o então selecionador português de futebol, Carlos Queiroz, e o diretor desportivo da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Godinho, que ofereceram a Mandela uma camisola estampada com o número ‘91’, a sua idade na altura.

Na rede social Twitter, a ex-basquetebolista portuguesa Ticha Penicheiro também lamentou a morte de Mandela, aos 95 anos.

«Apenas há alguns meses atrás eu fui testemunha, em primeira mão, de do extraordinário trabalho que fez, quando visitei a sua fundação na África do Sul», escreveu Ticha Penicheiro.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada hoje pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o “apartheid”, Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.