Empates sem golos de Sporting, Nacional e Sporting de Braga e uma derrota por 2-0 do Vitória de Guimarães em Madrid deixam para Portugal um "saldo" frustrante no arranque do “playoff” da Liga Europa de futebol.

Apenas o Sporting parece agora claramente favorito, já que o jogo da segunda mão com o Nordsjaelland (Dinamarca) é em Lisboa e hoje em Farum os "leões" só não ganharam por falta de ambição. Uma realidade que contrasta com a última edição da prova, que viu três clubes chegar às meias-finais.

Nacional e Sporting de Braga empataram nos seus campos com Birminghan (Inglaterra) e Young Boys (Suíça) e terão de contar a seu desfavor com o fator casa dos adversários, na próxima semana.

Quanto ao Vitória, regressa da viagem ao terreno do Atletico de Madrid com uma desvantagem de 2-0, que poucos acreditam que possa anular no jogo de Guimarães.

Em muito pior situação está o técnico do Hearts, da Escócia, Paulo Sérgio, após a humilhação em casa infligida pelo Tottenham, de Inglaterra - 5-0, no que foi o segundo mais desnivelado resultado do dia.

No estádio Vicente Calderón, anunciou-se ao intervalo a contratação do portista Falcão, que vai com Ruben Micael ser "colchonero". Um destino que também pode ser o de Pizzi, não convocado pelo Sporting de Braga para hoje.

Sem surpresas, o Atletico, com Tiago e Sílvio, ganhou, com um "bis" do brasileiro Elias (68 e 73), mas a "muralha" vimarense só ruiu após a expulsão de João Paulo, aos 64 minutos.

Expulsão também em Braga, do suíço Nef, aos 74 minutos, mas os "guerreiros do Minho" não aouberam aproveitar para construir uma vantagem que lhes abrisse o caminho para prosseguir numa prova em que foram finalistas derrotados na última edição.

Mais concretizador do que o Tottenham, só a Lazio de Roma, que aplicou 6-0 ao Rabnoticki, da Macedónia, e também "já está" na fase de grupos.

A "nota menos" para os clubes mais cotados vai para o Schalke04, que foi semifinalista da última Liga dos Campeões e hoje caiu em Helsínquia por 2-0 - um resultado ainda assim possível de 'virar' na Alemanha.

Bom arranque para os turcos do Besiktas, do treinador português Carlos Carvalhal, que bateu por 3-0 o Alania Vladikavkaz, da Rússia. Simão, Manuel Fernandes e Hugo Almeida jogaram, com este último a assinar um dos golos. José Couceiro também vê a equipa que treina, o Lokomotiv Moscovo, com Manuel da Costa, entrar bem nos play-off, batendo por 2-0 o Spartak Trnava, da Eslováquia.

Em contrapartida, Jesualdo Ferreira viu a equipa que treina, o Panathinaikos, da Grécia, sofrer uma derrota pesada no campo do Maccabi Telavive - 3-0, o que deixa fracas perspectivas para a segunda mão, em Atenas.

O PAOK da Grécia, com Vieirinha, bateu o Karpaty Lviv (Ucrânia), em casa, por 2-0. Quanto ao Rapid Bucareste, com Rui Duarte, foi vencer no terreno dos polacos do Slask Wroclaw (3-1).