O antigo selecionador português Fernando Santos destacou hoje a “determinação e a entrega total” de Pepe, que anunciou o final da carreira, e recordou as conquistas do Euro2016 de futebol e da Liga das Nações, em 2019.

“Nas nossas conquistas históricas, ele foi insuperável. Um verdadeiro pilar da nossa defesa, sempre com uma vontade imensa de vencer e de honrar a camisola de Portugal”, lembrou Fernando Santos, técnico que liderou a seleção nacional entre 2014 e 2022, numa mensagem enviada à agência Lusa.

Para Fernandos Santos, atualmente a comandar a seleção do Azerbaijão, Pepe foi mesmo um dos “maiores jogadores” que treinou na sua já longa carreira de quase quatro décadas.

“É com o coração cheio que falo sobre o Pepe, um dos maiores jogadores que tive o privilégio de treinar. Ele sempre foi um verdadeiro guerreiro, um exemplo de determinação e entrega total”, disse o treinador de 69 anos.

O antigo técnico de FC Porto, Sporting e Benfica destacou ainda a “humildade” de Pepe e o seu comportamento fora do relvado e dentro do balneário.

“Sempre disposto a ajudar os seus colegas e com uma paixão enorme pelo futebol e pela seleção. Ele deixa um legado de excelência, que servirá de inspiração para futuras gerações. O futebol perde um grande jogador, mas a sua história e as suas conquistas ficarão para sempre gravadas na nossa memória”, concluiu.

Pepe anunciou hoje, aos 41 anos, o fim da carreira de futebolista, depois de mais de duas décadas ao mais alto nível, num vídeo publicado nas redes sociais

Nascido no Brasil, mas internacional português, Pepe pendura as ‘chuteiras’ com mais de 30 títulos conquistados em toda a carreira, incluindo um Campeonato da Europa com a seleção nacional, em 2016, e três Liga dos Campeões, todas com o Real Madrid.

O último jogo da carreira de Pepe foi em 05 de julho, em Hamburgo, na Alemanha, na derrota de Portugal com a França (0-0 no final do prolongamento, 5-3 no desempate por grandes penalidades), nos quartos de final do Euro2024.