A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a ponderar criar um campeonato sub-23, avança esta terça-feira o jornal A Bola. Os líderes federativos estão preocupados com o crescente desaproveitamento dos jovens entre os 19 e os 23 anos e procuram criar uma nova competição para que os jogadores com idade júnior possam prosseguir carreira.

O objetivo deste projeto, que já foi discutido por diversas vezes pelos membros da FPF, é proporcionar aos atletas uma transição entre os juniores e os seniores, algo que a equipas B não têm conseguido fazer por falta de espaço competitivo para estes jovens, muitos deles que depois se vêm obrigados a deixar o futebol.

Dados do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol relativos à época 2016/2017 mostram que a percentagem de utilização de futebolistas portugueses na Segunda Liga está a decrescer. Os mesmos números, revelados também pelo jornal A Bola, indicam que há cada vez mais jogadores sub-23 a competir. É com base nestes dados que a FPF idealiza esta nova competição.

Esta nova prova teria como base a Premier Legue 2, o campeonato sub-23 inglês. A competição, composta por duas divisões, foi criada em 2012/2013 com o objetivo de aproximar os jovens futebolistas do nível competitivo da Premier League.

As regras deste campeonato estabelecem que o limite de idade dos jogadores é de 23 anos, sendo que cada equipa pode usar um guarda-redes e até três jogadores de campo com idade superior a este limite.

O jornal A Bola adianta ainda que este novo modelo competitivo pensado pela FPF tem sido aceite pela maioria dos clubes, inclusive os mais influentes, que também têm noção de que falta uma competição adequada posterior ao campeonato de juniores.