Portugal goleou a Noruega por 5-1, em jogo da primeira jornada do Grupo 8 do apuramento ao Europeu de sub-21. Os noruegueses entraram a ganhar com golo de Bakenga, mas Portugal deu a volta ao resultado com golos de Betinho, Ivan Cavaleiro, Sérgio Oliveira, William Carvalho e Ricardo.

Depois de José Sá evitar o primeiro dos noruegueses, a Noruega ganhou vantagem num erro do árbitro, que transformou um livre num penálti. Bakenga não se importou com a decisão e colocou a Noruega em vantagem, com o guarda-redes José Sá ainda a tocar na bola.

Mas cedo Portugal percebeu que o guarda-redes norueguês não era de confiança. Depois de mostrar algum nervosismo, Johansen "ofereceu" o empate a Portugal, depois de largar uma bola fácil, após cabeceamento de Paulo Oliveira. Betinho aproveitou o "brinde" e só teve de encostar para golo.

A partir daí, os comandados de Rui Jorge tomaram conta do encontro, com William Carvalho a "mandar" no meio-campo, e Ivan Cavaleiro e Rafa a não darem descanso aos defesas contrários.

Antes do intervalo, Portugal já vencia por 3-1, em mais dois "meio" brindes do guarda-redes da Noruega. No 2-1, Ivan Cavaleiro teve um bom trabalho sobre um contrário e rematou com o pé esquerdo, com Johansen a deixar a ideia que poderia fazer mais. Depois veio o 3-1, num remate de Sérgio Oliveira de fora da área, que foi ao meio da baliza mas que traiu o guarda-redes contrário.

No segundo tempo, a seleção lusa, empurrada pelo muito público no Estádio Municipal de Barcelos, arrancou para uma sólida exibição, com um futebol bonito, vergando a semifinalista do último Europeu da categoria, com um futebol eficaz, feito a base de velocidade pelas alas, e uma enorme percentagem de aproveitamento nos remates feitos à baliza.

A avalanche de futebol lusa tinha os nórdicos "desorientados", sem argumentos para entrarem na discussão do resultado. E pior ficaram quando Ulvestad, acabadinho de entrar (depois de dar uma "patada" em André Gomes), derrubou Betinho dentro da área, numa grande penalidade prontamente assinalada pelo árbitro. Na marcação do castigo máximo, William Carvalho mostrou classe e colocou a bola num canto, enquanto o guarda-redes fazia o percurso inverso.

O 5-1 saiu com naturalidade, pelo "endiabrado" Ricardo, que entrou no segundo tempo, a rematar de primeira na área, após passe de Rafa. Até ao apito final Portugal poderia ter feito mais golos mas o resultado não se alterou.

Excelente exibição da equipa de Rui Jorge que demonstrou enorme aproveitamento das situações de golo. Na segunda jornada do apuramento ao Europeu de Sub-21 os portugueses defrontam a formação israelita. Antes, há um amigável com a Polónia, marcado para a próxima terça-feira.