O professor catedrático foi uma das pessoas que mais influenciou o percurso do atual treinador do Real Madrid, que este sábado celebra 50 anos, e deixou ao SAPO Desporto a sua mensagem de parabéns para o ‘Special One’.
Foi em 1982 que se falaram pela primeira vez. José Mourinho era então um jovem estudante e Manuel Sérgio o professor de Filosofia das Atividades Corporais no antigo ISEF. Daí se estabeleceu uma amizade que perdura até aos dias de hoje.
No livro “Motrisofia - Homenagem a Manuel Sérgio”, o treinador português mais bem sucedido de sempre confessa que o seu professor foi uma das figuras que mais o influenciou no seu trajeto no futebol. Perante o 50º aniversário do seu antigo aluno, Manuel Sérgio não esconde a admiração pelo homem e pelo profissional.
«Em primeiro lugar, José Mourinho é uma pessoa informada. Além das qualidades de treinador - liderança, leitura de jogo, saber comunicar para poder motivar e ter uma cultura que possibilita a admiração dos atletas - tem de se ter qualidades pessoais. É o melhor treinador do Mundo», declara o professor catedrático ao SAPO Desporto.
Do estudante com potencial subsistem algumas caraterísticas, mas ao seu perfil juntou-se o peso da experiência. «O tempo faz-nos. Falei com ele pela primeira vez aos 19 anos. Logicamente não é a mesma pessoa, mas tem qualidades de perspicácia e inteligência que se mantém. A isso junta a experiência», sublinha.
Com 20 títulos em cerca de 12 anos de carreira, o técnico que se fez fenómeno sob a alcunha de ‘Special One’ marcou «uma viragem» no seio da sua classe profissional, de acordo com Manuel Sérgio. «Há um antes e depois de Mourinho ao nível de treinadores. Acompanhou as ruturas e cortes epistemológicos e procurou aplica-los no futebol.»
O Real Madrid é a etapa mais recente do trajeto de José Mourinho e aquela que tem sido marcada por maiores percalços. A discussão sobre o seu futuro nos merengues faz as delícias da imprensa espanhola, que todos os dias relata uma nova polémica. Sem respostas para uma eventual saída, o professor catedrático tem apenas uma certeza: «Não sei para onde vai, só sei que irá brilhar para onde for.»
A concluir a entrevista concedida ao SAPO Desporto, Manuel Sérgio deixa a sua mensagem de parabéns a José Mourinho pelos seus 50 anos. «Desejo-lhe muitos e muitos anos de vida com os êxitos que tem tido até hoje. Um individuo que só ganhasse seria também um derrotado, por não conhecer o outro lado da vida. E o melhor treinador do mundo não é o que ganha sempre, é simplesmente o que ganha mais vezes, como ele».
Comentários