Diego Godin no Inter de Milão, Adrien Rabiot na Juventus: A Itália começou a mexer-se, numa janela de transferência europeia que se espera agitada, entre a novela Neymar, as negociações por Antoine Griezmann e o destino de Paul Pogba.

Itália: Juventus reforça-se, Inter a mexer bem

Enquanto a Espanha se vê consumida por rumores, a Itália já mostrou a que veio: Diego Godín, ex-capitão emblemático do Atlético de Madrid, assinou contrato de três anos esta segunda-feira com o Inter de Milão. O clube lombardo, que se qualificou para a Champions na derradeira jornada da Serie A, poderá contar com a experiência do central uruguaio de 33 anos na competição continental.

Adrien Rabiot tem quase 10 anos a menos que Godín e irá reforçar a Juventus, um dos rivais do Inter. Afastado no PSG por não querer renovar, o médio francês de 24 anos assinou com a atual campeã italiana um contrato de cinco anos, com 10 milhões de euros de prémio de assinatura, segundo a imprensa do país.

Rabiot anunciado na Juventus
Rabiot anunciado na Juventus

A Juve também se reforçou esta segunda-feira com Luca Pellegrini (20 anos), lateral-esquerdo vindo da AS Roma, enquanto que Leonardo Spinazzola (26 anos), da mesma posição, fez o caminho inverso. Emprestado por seis meses ao Chelsea, o avançado argentino Gonzalo Higuaín voltará a Turim para a próxima temporada.

Espanha: Real Madrid domina mas Barcelona pode revolucionar mercado

O Barcelona deu sequência ao plano de revolução no plantel, enviando Denis Suárez de volta ao Celta de Vigo por 12,9 milhões de euros. Esta saída se junta às do guarda-redes Jasper Cillessen (Valencia, 35 milhões) e do médio André Gomes (Everton, 25 milhões). O clube catalão, que está a encher os cofres para atacar o mercado, estará perto de pagar a cláusula de rescisão de Antoine Griezmann (120 milhões de euros) para tirar o francês do Atlético de Madrid.

Mas o que todos querem saber é: Neymar vai voltar ao Barcelona? A imprensa espanhola fortalece esses rumores há vários dias, anunciando até um "acordo verbal" entre a estrela brasileira e o clube catalão.

Já o Real Madrid não perdeu tempo para reforçar o seu plantel, trazendo a estrela belga Eden Hazard (mais de 100 milhões de euros), o lateral francês Ferland Mendy (48 milhões), o sérvio Luka Jovic (60 milhões) e os brasileiros Rodrygo (45 milhões) e Éder Militão (50 milhões). O clube treinado por Zidane já gastou 303 milhões de euros em reforços nesta janela, um recorde na história do clube mais rico do mundo. E ainda se fala na chegada do francês Paul Pogba...

Inglaterra: Tottenham no mercado, United à espreita, Chelsea sem treinador

Pogba já deixou claro que procura "novos desafios" longe do Manchester United, num momento em que fortes rumores colocam o francês na mira do Real Madrid. O médio campeão do mundo com a França tem total aval de Zidane, que já declarou publicamente a sua admiração pelo futebol do compatriota. A Juve, ex-clube de Pogba, também aparece na luta para levar o jogador.

Paul Pogba quer deixar o Manchester United
Paul Pogba quer deixar o Manchester United créditos: Oli SCARFF / AFP

Finalista da Champions, o Tottenham está perto de anunciar a contratação do médio do Lyon Tanguy Ndombélé por 72 milhões de euros, segundo a imprensa. Os Spurs não contrataram qualquer jogador na temporada passada, preferindo investir na finalização de seu moderníssimo estádio, e agora parecem livres para recuperar o tempo perdido.

No Chelsea, a maior preocupação está no banco. O clube londrino está à procura de um novo técnico após a saída de Maurizio Sarri para a Juventus. Frank Lampard, ex-ídolo dos Blues, é o favorito para assumir o cargo. O seu atual clube, o Derby County (2.ª divisão), autorizou o jovem técnico a não se apresentar nos treinos para que pudesse finalizar as negociações com o Chelsea.

França: novela Neymar sem fim à vista

Contratado em 2017 pela quantia recorde de 222 milhões de euros, Neymar poderá deixar o PSG. O empresário Pini Zahavi estará a trabalhar nos bastidores para encontrar uma saída para o brasileiro, que nunca se mostrou realmente feliz em Paris. O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, fortaleceu os rumores de uma possível saída do seu principal jogador em declarações recentes à revista 'France Football': "Ninguém obrigou Neymar a assinar aqui". O clube parisiense deverá reforçar o seu meio-campo com as chegadas dos espanhóis Ander Herrera (Manchester United) e Pablo Sarabia (Sevilla).

O Lille, vice-campeão francês, ainda não cedeu a sua principal revelação, o jovem Nicolas Pépé. Mas a venda do marfinense, que deve girar em torno dos 80 milhões de euros, parece próxima, principalmente após a chegada do atacante do PSG Timothy Weah.

O Olympique de Marselha e o seu novo técnico, o português André Villas-Boas, têm dois objetivos: livrar-se de diversos jogadores com salários altos e reforçar a equipa de maneira inteligente, após o clube, na mira do 'fair play', assinar um acordo com a UEFA para reduzir os gastos nas próximas quatro temporadas.

O Lyon está mais a vontade: a dupla brasileira Juninho Pernambucano (diretor desportivo) e Sylvinho (treinador) já trouxeram dois compatriotas, o jovem Jean Lucas, do Flamengo, e Thiago Mendes, que estava no Lille.

Alemanha: Bayern Munique domina mercado

O Bayern de Munique já tinha garantindo os serviços dos franceses campeões do mundo Lucas Hernandez (80 milhões de euros, Atlético de Madrid) e Benjamin Pavard (35 milhões, Estugarda), reforçando uma defesa que ficou órfã de Matts Hummels, que voltou ao Borussia Dortmund. O objetivo agora é reforçar o ataque e o alvo é o também francês Ousmane Dembélé, do Barcelona. O clube catalão, porém, poderia usar o veloz atacante numa possivel negociação com o PSG por Neymar.