Está farto de perder dinheiro no Placard? Ou nas outras casas de apostas? E que tal apostar uma jantarada com amigos? Ou uma rodada de cervejas? Sempre saem todos a ganhar. É isso que poderá fazer no 'Kiss my score', uma aplicação social de apostas de futebol onde pode desafiar os seus amigos a mostrarem os seus conhecimentos de futebol.

Nascido em fevereiro de 2018, a comunidade do 'Kiss my Score' tem crescido a 'olhos vistos' e já vai em 320 mil membros. Uma ideia que saiu da cabeça do jovem João Duarte, enquanto assistia a caminhada vitoriosa da Seleção de Portugal em França, até ao remate final de Éder.

"Na altura estava a estudar, não tinha dinheiro, não sabia nada sobre marketing digital. A ideia ficou na gaveta. Depois juntei-me com o meu irmão e o meu antigo patrão, os dois cada um tem uma empresa, essas duas empresas juntaram-se a mim para lançar a aplicação", conta João Duarte, fundador da aplicação, numa entrevista ao SAPO Desporto que decorreu no penúltimo dia da Web Summit, onde João e os amigos deram a conhecer esta aplicação.

Kiss my Score
Kiss my Score

Tudo começou numa folha de excel onde os amigos registavam as apostas.

"Estávamos cansados de apostar contra casas de apostas, com odds complexas, a casa acabava por ganhar sempre. Eu e um grupo de amigos começamos a jogar numa folha de excel, todos os fins-de-semana entrávamos lá e colocávamos os nossos palpites. Depois, de acordo com os resultados dos jogos, recebíamos determinados pontos através de uma fórmula. Mas depois comecei investigar e descobri que havia muita gente a jogar isto, nos EUA, as pessoas das empresas jogam algo semelhante, no Brasil também, jogam principalmente através do Watsapp e o jogo chama-se Bolão, mas todos jogavam de forma difícil. Decidi então, com os amigos, construir esta aplicação, que, no fundo, é esta folha de excel transformado numa aplicação", explica ao SAPO Desporto o CEO desta plataforma.

Para já, são 320 mil o número de participantes na comunidade, sendo que quase metade são do Brasil. São 120 mil jogadores do Brasil e 110 mil de Portugal, A França é o terceiro país mais representado.

Com a presença na Web Summit, os responsáveis da empresa esperam mostrar a mais-valia desta ferramenta.

"As pessoas procuram um sitio onde podem ter informações de várias coisas que não tem em lado nenhum: resultados dos jogos, as previsões para cada jogo, as apostas e palpites dos amigos. Todos nós achamos que percebemos mais de futebol do que os nossos amigos, do que as pessoas que conhecemos, e aqui é uma maneira de tentar provar isso", conta João Duarte. E como funciona?

"O utilizador faz a sua aposta: se acertar em cheio ganha três pontos, acertar na tendência (não no resultado certo mas ficar lá perto) ganha dois pontos, se não acertar, não ganha pontos. Pode ter quantas ligas que quiser com os amigos, em cada liga pode definir quais as competições quer jogar com os amigos, (uma liga ou duas ou três). Dentro de cada Liga consegue ver o vencedor de cada semana e o vencedor global", sublinha.

Além de poder juntar amigos para ver quem percebe mais de prognósticos, pode sempre criar ligas onde os últimos ficam responsáveis por um belo jantar ou então uma rodada de cervejas.

O que diferencia esta plataforma das outras é o facto de as marcas e também os clubes poderem entrar no 'Kiss my Score' e interagir com os fãs. É o que faz o Benfica, que tem uma parceria com a plataforma, onde interage com os adeptos. Essa presença permite ao clube aumentar as vendas de bilhetes, de mershandising, num canal com uma taxa de retenção muito alta, ou seja, os utilizadores voltam muitas vezes.

Kiss my Score
Kiss my Score

A plataforma vive de publicidade programática, que é aquela que se vê no Facebook e Google, onde aparecem banners de tempos em tempos. Mas a grande fonte de receitas da empresa provem dos clubes e marcas.

"Esta comunidade grande começa a ser interessante para as marcas e para os clubes, eles pagam para ter uma presença na aplicação: através de push notifications, banners, mensagens no chat, ligas próprias onde têm prémios para os vencedores, contactos com os utilizadores, etc", conta João Duarte.

A internacionalização do 'Kiss my Score' já é uma realidade. A empresa assinou recentemente um contrato com uma aceleradora alemã focada em desporto, em parceria com o FC Colónia. O grande ojetivo da plataforma, conta-nos João Duarte, é chegar ao milhão de utilizadores no final do primeiro trimestre de 2019.

No futuro, não está posta de parte a possibilidade de transformar o 'Kiss my Score' numa operadora de apostas

"O lado 'betting' está sempre presente. A nossa ideia: é vamos criar um produto, uma comunidade, e quando estivermos solidificados, se essa oportunidade aparecer, se pudermos ser uma operadora de apostas, vamos pensar seriamente se vale a pena e provavelmente vamos dar esse passo".

A aplicação tem tido um crescimento exponencial, sempre com novas funcionalidades que vão ao encontro das necessidades dos utilizadores. Num futuro próximo, a aplicação terá a funcionalidade de apostar durante os jogos, ou seja, os utilizadores podem apostar quando vai haver golos nos próximos minutos, que jogador vai marcar, que resultado teremos ao intervalo, etc.