Megan Rapinoe continua muito comprometida por várias causas sociais. A Melhor Jogadora do Mundo da FIFA é uma das atletas que tem criticado o racismo no desporto e, numa entrevista ao diário francês 'L´Equipe', pediu aos futebolistas que dediquem mais tempo a esta causa.

Na entrevista, deixou críticas a Cristiano Ronaldo e Lionel Messi por entender que os dois craques não tem feito muito pela luta contra o racismo.

"Desde que denunciei a relutância de alguns jogadores na gala da Bola de Ouro 2019, ainda não tenho notícias de Cristiano e Messi. Eles podiam fazer tanto se decidissem usar o seu grande nível de popularidade para combater o racismo, por exemplo. Não me refiro a entrar em campo com uma camisola a dizer 'Black Lives Matter', estou a falar de ir mais longe", sublinhou.

Em 2019, depois de receber a Bola de Ouro para Melhor Jogadora do Mundo, Rapinoe disse o seguinte.

"Apetece-me gritar: 'Cristiano, Messi, Ibrahimovic, ajudem-me!' Essas grandes estrelas não participam de nada quando há tantos problemas no futebol masculino. Terão medo de perder tudo? Podem acreditar nisso, mas não é verdade, quem tiraria Cristiano ou Messi do mundo do futebol por uma declaração contra o racismo ou sexismo?" disse, na altura.

A jogadora norte-americana pediu que se dê mais ouvidos a Kylian Mbappé, a quem incentivou a abraçar mais causa sociais.

"Espero que perceba o impacto que pode ter. Chegou ao mundo com um dom extraordinário que lhe permite ter uma vida fora do comum. Talvez deva perguntar-se como pode inspirar os mais jovens. Espero que entenda que pode mudar o mundo. Se queres ser o rei, então tenta ser o melhor rei possível", atirou.

Kylian Mbappé tem estado também muito envolvido em causas sociais, através das suas plataformas digitais. Pediu justiça para George Floyd, depois da morte do norte-americano pela polícia dos EUA. Há bem pouco tempo mostrou o seu descontentamento com a crise que se vive nos Camarões.

Rapinoe é fã de estrelas como Lewis Hamilton, LeBron James ou Naomi Osaka, atletas que tem estado muito envolvidas na luta contra o racismo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.