O FC Porto goleou, este sábado, o Nacional por 7-0, em jogo da 24.ª jornada do campeonato português, disputado no Estádio do Dragão. O FC Porto tomou conta da partida, num triunfo fácil para os Dragões, que saltam provisoriamente para a liderança da I Liga, com o Benfica a jogar de seguida em Santa Maria da Feira.

A entrada de André Silva foi o destaque do onze do FC Porto para o encontro desta tarde. Maxi Pereira não jogou por castigo e Corona, Herrera e João Costa estão lesionados. Face ao último onze apresentado, frente ao Boavista, sairam Maxi, Boly e Corona e entraram Layún e Felipe, além de André Silva.

Os Dragões tomaram conta dos primeiros 45 minutos de jogo, com algumas distrações, verdade seja dita, perante um Nacional com poucas opções no seu sistema tático. Contudo, a equipa madeirense foi espreitando as oportunidades oferecidas devido aos erros dos homens da casa.

O primeiro golo foi apontado aos 31 minutos. Bom cruzamento na esquerda de Alex Telles para o primeiro poste, onde surgiu Óliver Torres a desviar para o fundo das redes, inaugurando o marcador no Dragão. Logo depois, André Silva teve tudo para aumentar a vantagem, após grande trabalho de Brahimi, mas o avançado português rematou ao lado.

Já em cima do intervalo, o avançado argelino dilatou a vantagem dos azuis e brancos. Layún cruzou na direita para a área, Tobias Figueiredo desviou de cabeça e a bola sobrou para Brahimi ao segundo poste, que não desperdiçou e rematou certeiro.

No segundo tempo assistiu-se a uma chuva de golos no Estádio do Dragão. Aos 51 minutos, após excelente o passe de Óliver Torres a desmarcar André André na esquerda, que cruzou ao segundo poste, onde surgiu André Silva a encostar para o fundo das redes. Quatro minutos depois, Soares rematou para o quarto dos 'dragões' na recarga a um primeiro remate de André André, defendido por Adriano.

Para piorar o cenário, Tobias Figueiredo foi expulso por acumulação de cartões amarelos, colocando o Nacional a jogar com dez elementos.

Aos 63’, o lateral mexicano Miguel Layún fez o 5-0 num livre direto ligeiramente descaído para a esquerda, de longe, com a bola a sair colocada junto ao poste direito da baliza defendida por Adriano.

O reforço de inverno Soares mostrou (novamente) que foi uma excelente contratação e bisou na partida. Após bom cruzamento na esquerda de Diogo Jota para o coração da área, Soares dominou no peito e rematou para o sexto golo, com Adriano ainda a desviar.

Já em direção aos 90 minutos, André Silva também bisou e fechou a conta com um 7-0.

Desta forma, o FC Porto soma 59 pontos, mais dois do que o Benfica, que joga daqui a pouco contra o Feirense, assumindo provisoriamente a liderança do campeonato português.