Pois é meu amigos, foi um quarto dos pontos possíveis, que Portugal amealhou nesta jornada europeia.

Em doze pontos possíveis, FCPorto, Benfica, Braga e Sporting conseguiram apenas três.

Vitórias nem vê-las, perderam-se no nevoeiro de outono como D. Sebastião em Guadalquivir.

O Ranking português nesta fase deve estar mais combalido do que o Rocky Balboa depois de levar uma sova das antigas do russo.

Não sei se pensam como eu, mas este ano, com a exceção de um jogo ou outro tem sido constrangedor ver as equipas portuguesas na Europa. Estão mais perdidos em campo do que um homem solteiro de 50 anos num concerto do Panda e dos Caricas, a não ser que seja padre, aí já é diferente.

A saga da carga de lenha habitual na Europa começou com um Barcelona-FC Porto. Os portistas até começaram bem mas foram traídos por dois portugueses. Quase podemos dizer que foi o terceiro Benfica - FC Porto desta época que a equipa azul e branca perdeu. Cancelo e João Félix, tal como uns mercenários traíram a nação e "roubaram" Portugal.

No dia seguinte jogaram em casa Benfica e Braga.

No norte o Braga bateu-se bem, mas não foi além de um empate frente aos alemães do Union Berlin. Tendo em conta o grupo em que está, 4 pontos amealhados até ao momento, nem é mau de todo. Imaginem entrarem num ringue de boxe com o Muhammad Ali, Mike Tyson e um pugilista mais fraquinho e saírem 'só' com o nariz em papa e umas costela amassadas, não será mau de todo.

Em Lisboa à mesma hora, o Benfica transformou o que parecia ser uma noite de festa pela conquista da primeira vitória na Champions deste ano, numa noite de quase depressão profunda. O Benfica chegou ao intervalo com uma vantagem de três golos e na segunda parte só não sofreu quatro, porque houve um "poste" a salvar as hostes encarnadas. O Benfica inaugurou a sua "Luz" de Natal com pompa e circunstância mas a energia só durou 45 minutos. Na segunda parte esqueceram-se de pagar a conta da eletricidade e foi o que foi.

O Benfica tem agora de ir à Áustria ganhar por três golos de diferença para se apurar para a Liga Europa. Algo perfeitamente possível para quem é benfiquista e acredita que certos políticos vão acabar com a corrupção só porque dizem que sim ou que a terra é plana.

Na Liga Europa o Sporting foi a Bergamo mas não "bergou" o Atalanta. Os leões, ontem "jogaram" em dois campos, trouxeram um ponto de Itália e o apuramento da Áustria.

O Sporting tem o mesmo problema que eu tinha com as moças jeitosas na adolescência, por mais que tentemos, elas dizem sempre que não dá, não dá, não dá, não dá.

Agora que vos deixei a cantarolar a música dos D.A.M.A., despeço-me com carinho e amizade.

Este fim de semana volta o campeonato e os grandes voltam a ser os maiores da sua aldeia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.